Header Ads

Adeus às doenças bucais

É melhor prevenir do que remediar. Essa é a conduta que a odontologia moderna está adotando e fortalecendo junto aos pacientes a cada dia para garantir um sorriso saudável Foto:  / Shutterstock
É melhor prevenir do que remediar. Essa é a conduta que a odontologia moderna está adotando e fortalecendo junto aos pacientes a cada dia para garantir um sorriso saudável


Prevenção é a palavra de ordem




É melhor prevenir do que remediar. Essa é a conduta que a odontologia moderna está adotando e fortalecendo junto aos pacientes a cada dia. Afinal, melhor acompanhar e zelar pela saúde bucal de um paciente do que fazê-lo enfrentar anos de restaurações, tratamento de canal e aquele barulhinho do motor da broca.
O princípio é simples. O organismo traz consigo tudo o que é necessário para manter a boca saudável e livre de bactérias maléficas. A saliva e a flora bucal mantêm o equilíbrio biológico oral e, junto com as visitas periódicas ao dentista e a higienização bucal eficaz, tornam-se um quarteto praticamente infalível contra cáries e outras doenças. “Com a prevenção, há a redução do número e da quantidade de bactérias bucais nocivas”, diz a dentista Cláudia Christianne Gobor, da Associação Brasileira de Halitose – ABHA.
Mas para isso dar certo é preciso habituar a criança desde muito nova a ir ao dentista e fazê-la entender que isso se perpetuará para o resto da vida. Isso porque, com a industrialização dos alimentos e o estilo de vida moderno, o surgimento de cáries aumentou e a melhor maneira de evitá-las é com a remoção periódica da placa bacteriana. 
O problema é que crianças e adolescentes algumas vezes falham na hora de fazer a higiene bucal. Afinal, ainda não entendem a importância da escovação, além de, quando mais novos, não têm a coordenação motora totalmente desenvolvida. Por isso, não hesite em levá-lo ao consultório com mais frequência.
 “Sempre é necessária a avaliação de um dentista no que se refere à prevenção, desde a infância, quando nascem os primeiros dentes, até a terceira idade, pois ele que fará a orientação correta dos métodos de higienização bucal, que tipo de escova dental é mais apropriado para aquele paciente e naquela fase da sua vida”, 
Adeus às doenças bucais
Pode parecer chato pensar em marcar um horário com o dentista mais de uma vez por ano – como muitas pessoas fazem –, mas isso pode garantir uma vida livre de doenças bucais como cárie e gengivite. A especialista ainda alerta que a prevenção também é grande aliada do hálito fresco, uma vez que as bactérias também contribuem para a formação de saburra lingual, a principal causadora da halitose. “A saburra é aquela placa branca que se forma na superfície lingual,para evitá-la também é aconselhável que o paciente seja submetido a uma avaliação salivar, importante também na prevenção de todas essas doenças bucais”. 

http://saude.terra.com.br

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.