Header Ads

ATUALIDADES


Alivie a dor do nascimento dos primeiros dentes do bebĂȘ

Alimentos duros e gelados, mordedores e homeopatia podem aliviar a dor e irritação do bebĂȘ Foto:  / Shutterstock
Alimentos duros e gelados, mordedores e homeopatia podem aliviar a dor e irritação do bebĂȘ
Foto: Shutterstock


Os bebĂȘs começam a ter os primeiros dentinhos de leite entre seis e sete meses e completam a dentição por volta dos dois a trĂȘs anos. PorĂ©m, a odontopediatra Cristiane Allegretti lembra que esse tempo varia de criança para criança e nĂŁo hĂĄ motivos para se preocupar se demorar um pouco mais. Caso nĂŁo haja sinal de nenhum dente atĂ© um ano e meio, Ă© hora de levĂĄ-lo ao especialista para checar se estĂĄ tudo bem. 
 
Na verdade, a parte mais difĂ­cil para a mĂŁe Ă© lidar com a irritabilidade do bebĂȘ durante essa fase. A gengiva dĂłi e coça e a criança tentarĂĄ levar tudo para a boca para aliviar essa sensação. “Alimentos mais consistentes como a cenoura e a maçã ajudam nesse processo, mas as mamĂŁes devem ficar atentas para que os bebĂȘs nĂŁo se engasgem”, diz Cristiane. 
 
A especialista tambĂ©m sugere mordedores, de preferĂȘncia os que podem ser colocados na geladeira, pois o gelado ajuda no alĂ­vio do desconforto. Quanto a medicamentos, Cristiane alerta: “As mamĂŁes devem tomar cuidado com as pomadas a base de xilocaina, pois sĂŁo deglutidas pelo seu bebĂȘ e tĂȘm contraindicaçÔes”. A dentista revela, ainda, que teve bons resultados com fĂłrmulas homeopĂĄticas, tanto para dor quanto para irritação do bebĂȘ.
 
Higiene bucal
Alguns especialistas indicam que a higiene bucal do bebĂȘ seja iniciada desde seu nascimento. Segundo Cristiane, sua preferĂȘncia Ă© por começar a limpeza da boca apenas quando nascer o primeiro dente. Ela indica a escova especĂ­fica para bebĂȘs, extra macia e com a cabeça bem pequena. “A escova adequada e usada corretamente nunca irĂĄ machucar o bebĂȘ”, afirma.
 
Em relação ao creme dental, normalmente sĂŁo indicados os gĂ©is sem flĂșor e com xilitol. O ideal Ă© o odontopediatra avaliar os hĂĄbitos alimentares do bebĂȘ e da criança para indicar o creme dental especifico. “BebĂȘs com alto risco de cĂĄrie jĂĄ podem usar uma pequena quantidade de creme dental com flĂșor em algumas escovaçÔes diĂĄrias”, indica Cristiane.  
 
Dicas para aliviar a dor do bebĂȘ
- DĂȘ alimentos duros como maçã e cenoura
- Alimentos gelados também aliviam a dor
- Prefira mordedores que possam ir para a geladeira
- Deixe-o com o babador, pois nesse perĂ­odo a salivação aumenta e o bebĂȘ vai babar ainda mais


http://saude.terra.com.br

Nenhum comentĂĄrio

Tecnologia do Blogger.