Header Ads

Boca aberta


Dormir de boca aberta compromete a saúde respiratória e o alinhamento dos dentes

Comportamento é um dos sintomas da rinite, mal que pede tratamento desde a infância



Você dorme de boca aberta? . Essa pergunta é muito difícil de responder, pois quando estamos dormindo e não temos controle do que fazemos. Mas é melhor pedir para alguém observar enquanto você sonha, pois isso pode causar sérias dificuldades respiratórias.Nesta época do ano, são mais freqüentes gripes e resfriados. Mas há quem sofra constantemente com as mudanças de temperatura, manifestando coriza, espirros, coceira e congestão nasal. São os portadores de rinite crônica.

Esse paciente costuma dormir de boca aberta, podendo manifestar problemas na arcada dentária. Não só os dentes ficam tortos e acabam precisando de tratamento ortodôntico, como até a voz soa anasalada , diz o cirurgião-dentista Marcelo Rezende, diretor da Smiling Dental Care (SP).

Rezende ressalta que muitas crianças têm este costume, portanto é preciso os pais prestarem o dobro de atenção na reincidência de doenças respiratórias que acometem seus filhos.

É muito importante observar se a criança tem dificuldade de permanecer com os lábios fechados e se dorme com a boquinha aberta. Caso as crises de rinite se repitam, é necessário um acompanhamento mais cuidadoso, já que isto poderá comprometer o desenvolvimento de importantes estruturas ósseas da face e das arcadas dentárias.

O especialista diz que o crescimento correto do rosto das crianças é bastante influenciado pela boa respiração nasal. Muitas cirurgias são evitadas com um adequado acompanhamento ortodôntico e a utilização de aparelhos que estimulem o crescimento facial mesmo com uma respiração inadequada .

As crises de rinite, segundo o cirurgião-dentista, costumam ser desencadeadas por uma reação alérgica a certos componentes, como ácaros, fungos, pêlos de gatos e cachorros, ou até mesmo alguns tipos de alimentos. Também costumam ocorrer mais durante as mudanças climáticas. Casos de rinite não-alérgica se devem a alterações estruturais, como os desvios de septo e também merecem tratamento.

http://www.minhavida.com.br

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.