Header Ads

CRIANÇA



Ajude a criança a lidar com a fase banguela

Quando o primeiro dente fica molinho entre 5 e 7 anos , é um momento marcante para pais e filhos. É sinal de que o pequeno está crescendo. No entanto, essa experiência pode deixar os pais inseguros e as crianças com medo de que a experiência seja dolorosa. A boa notícia é que especialistas recomendam deixar o dente cair naturalmente. Foto:  / Shutterstock
Quando o primeiro dente fica molinho entre 5 e 7 anos , é um momento marcante para pais e filhos. É sinal de que o pequeno está crescendo. No entanto, essa experiência pode deixar os pais inseguros e as crianças com medo de que a experiência seja dolorosa. A boa notícia é que especialistas recomendam deixar o dente cair naturalmente.
Foto: Shutterstock
Quando o primeiro dente fica molinho – entre 5 e 7 anos –, é um momento marcante para pais e filhos. É sinal de que o pequeno está crescendo. No entanto, essa experiência pode deixar os pais inseguros e as crianças com medo de que a experiência seja dolorosa. A boa notícia é que especialistas recomendam deixar o dente cair naturalmente.
 
Para a psicóloga Cecília Zylberstajn, a situação também deve ser encarada com naturalidade pelos pais, sem ter necessidade de preparar a criança antes de o dente cair. “Falar que o dente vai cair pode atrapalhar e deixar a criança mais ansiosa”, diz. Segundo a especialista, o melhor é conversar sobre o assunto depois que acontecer. “Explique que a janelinha é temporária, que o dentinho novo está embaixo e vai empurrando o de cima para nascer, e, quando cair, é sinal que o dente novinho já está chegando”.
 
Caso a criança reclame que o dentinho mole está atrapalhando para comer, por exemplo, não há problema nenhum em os pais ajudarem a tirar o dente, desde que todos estejam tranquilos e não tenham dúvidas. “Se os pais estiverem inseguros, é melhor levar para um profissional”, afirma Cecília.
 
Ajuda
Para arrancar o dente de leite é preciso verificar se está mesmo na hora. Com um pedaço de gaze ou algodão, balance o dentinho e veja se está solto. Caso ele já esteja quase completamente solto da gengiva, basta dar uma puxadinha. Mas, se ainda estiver duro, espere mais um pouco. 
 
O que pode ajudar é envolver a criança em todo o procedimento – cortar gaze, ajudar a segurar o dente. Ainda assim, o mais importante é explicar tudo o que está acontecendo. “Se a criança perguntar se vai doer, diga que pode doer um pouco, mas que logo passa e ela nem vai lembrar”. Depois que o dente cair, coloque um algodão, pressionando o local para interromper o sangramento.
 
Fada do dente
A história da fada do dente pode ajudar a driblar a ansiedade da criançada. Existem algumas versões, mas que sempre acabam com uma recompensa. Ao cair o dentinho, alguns pais dizem para os filhos guardarem embaixo do travesseiro para esperar a fada vir buscar. Em troca, ela deixa uma moeda ou um presente. Há também quem prefira jogar o dente no telhado e fazer um pedido. “A historia lúdica pode ajudar a criança a entender a fase que está passando”. 
 
Primeiro banguela da turma
Pode ser que seu filho seja o primeiro da turma a perder o dente de leite. Isso pode virar motivo de brincadeira entre as crianças. Mas, caso a situação esteja incomodando, tente explicar que todos vão passar por isso e que daqui a pouco a classe toda estará banguela. “Também é válido falar com a escola e pedir para orientar as crianças sobre o assunto, para todas saberem que passarão pelo mesmo processo”, diz Cecília. 

http://saude.terra.com.br

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.