Header Ads

CRIANÇAS


Veja importância de levar crianças ao dentista antes da volta às aulas

Agende a visita ao dentista nos meses das férias escolares janeiro e julho , de preferência no começo das férias, para evitar que dores de dente ou outras complicações estraguem a viagem. Foto:  / Shutterstock
Agende a visita ao dentista nos meses das férias escolares janeiro e julho , de preferência no começo das férias, para evitar que dores de dente ou outras complicações estraguem a viagem.
Foto: Shutterstock

Os dentistas recomendam que pacientes marquem consultas de seis em seis meses para manter a saúde bucal em dia. Uma boa maneira de se lembrar do compromisso é agendar a visita nos meses das férias escolares – janeiro e julho –, de preferência no começo das férias, para evitar que dores de dente ou outras complicações estraguem a viagem. 
 
Os dias de folga das crianças já estão acabando, mas ainda dá para aproveitar os últimos dias para marcar o check up. O importante de não adiar a consulta com o dentista é tentar remediar os possíveis estragos que esses dias cheios de doces, refrigerantes, sorvetes – em outras palavras, açúcar – podem causar nos dentes da criançada.
 
Além da sobrecarga de açucares, a falta de rotina também faz com que os pequenos se esqueçam da amiga escova. Compreensível que isso aconteça em dias de ficar na praia, ir ao zoológico ou ao parque de diversões, mas não é preciso deixar a higiene oral de lado. “Nesses dias ainda dá para caprichar na escovação pela manhã e, principalmente, à noite”, diz a dentista Márcia Vasconcelos, consultora científica da Associação Brasileira de Odontologia (ABO).
 
Segundo a especialista, os pais precisam manter a disciplina, isso porque, igual escovar os dentes, o controle do consumo de açúcar é extremamente importante e deve ser respeitado. “As mães devem, pelo menos, limitar o número de vezes que a criança irá consumir o açúcar”, aconselha Márcia.
 
Uma dica é tentar substituir os doces por frutas. A maçã, por exemplo, ajuda na limpeza dos dentes. Caso seja tarde, e a cárie já tenha dado as caras, marque uma consulta com o dentista o mais rápido possível para evitar complicações. 
 
Dicas para não deixar a higiene bucal de lado nas férias
- Tente manter as três escovações diárias depois das refeições principais.
- Marque uma consulta com o odontopediatra já no começo das férias.
- Faça da hora da escovação um momento divertido.
- Até os dois anos, a criança deve ser estimulada com a escova de dentes, mas os pais devem fazer a escovação, inclusive da língua. A partir dos três anos, com o nascimento dos molares, deve-se incluir o uso do fio dental. Com sete anos, a criança já está apta a escovar os dentes sozinhas, mas ainda devem ser supervisionadas.
- Tente fazer lanches com frutas. Vale usar a criatividade para deixar o alimento divertido e mais atrativo do que os doces cheios de açúcar.

http://saude.terra.com.br

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.