Header Ads

LEITE


Leite é melhor meio de conservar o dente em caso de acidente


Por mais cuidado que os pais sejam cuidadosos, crianças pulam, correm e, entre uma brincadeira ou outra, um acidente pode acontecer. Se em uma dessas ocasiões o dente cair, não é preciso se desesperar. Um estudo clínico comprovou que o leite é um ótimo meio de conservação para dentes traumatizados. E isso serve também para adultos. 
 
A pesquisa, desenvolvida pela professora Juliana Vilela Bastos, é da Universidade Federal de Minas Gerais e teve como objetivo avaliar fatores genéticos e clínicos associados à cicatrização de dentes reimplantados. A professora explica que para ter 100% de sucesso quando um dente sai completamente da boca, o reimplante deve ocorrer nos 10 minutos seguintes ao trauma ou ser armazenado no leite. “Se o dente for colocado em um recipiente com leite, esse tempo de 10 minutos passa para seis horas e, nesse período, é possível procurar atendimento médico”, diz Juliana.
 
Juliana afirma que após um trauma, o dente que caiu deve ser colocado no lugar nos 10 minutos seguintes à lesão. Mas, ao somar o tempo do susto, de achar o dente e de colocá-lo no lugar, pode ser que os 10 minutos não sejam suficientes. “Daí a importância de divulgar o leite como meio de conservação, pois ele é facilmente encontrado nas escolas infantis, onde ocorre a maioria dos traumas dentários”, afirma Bastos. Segundo a professora, com essa informação, as chances de sucesso do tratamento chegam a 100%.
 
Outros cuidados
Parte do dente quebrada
- Encontre o fragmento
- Limpe em água corrente
- Coloque-o no leite
- Procure um dentista
 
Quando o dente cai inteiro
- Encontre o dente
- Evite tocar na raiz do dente para não lesar as células periodontais 
- Se o dente cair na areia ou terra lave-o em água corrente segurando-o apenas pela coroa
- Coloque o dente no leite
- Procure um dentista


http://saude.terra.com.br

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.