Header Ads

MAU HÁLITO


Não deixe o mau hálito atrapalhar sua vida

 Não deixe o mau hálito atrapalhar sua vida pessoal ou no trabalho. Dar atenção para a higiene bucal, consultar sempre o dentista e mudar alguns hábitos alimentares ajudam a acabar com o problema Foto:  / Shutterstock
Não deixe o mau hálito atrapalhar sua vida pessoal ou no trabalho. Dar atenção para a higiene bucal, consultar sempre o dentista e mudar alguns hábitos alimentares ajudam a acabar com o problema
Foto: Shutterstock


Em vez de abastecer seu estoque de balinhas de hortelã, é possível dar fim ao mau hálito mudando hábitos básicos. Na verdade, se você desconfia que sofre de halitose, o primeiro passo é confirmar com aquele amigo próximo ou marcar um horário com o dentista. Isso é importante para identificar a causa do problema.
 
Algumas vezes o cheiro na boca é um sintoma de outras doenças que não têm origem na boca – diabetes, doenças pulmonares, renais, estomacais. Nestes casos, um especialista deve ser consultado. “Acontece que, em 90% dos casos, o mau cheiro se origina de problemas bucais”, diz o dentista Marcos Moura, presidente da Associação Brasileira de Halitose (ABHA). 
 
É melhor arregaçar as mangas e ir atrás do tratamento, ou até da prevenção, para que o problema não interfira na qualidade de vida. Segundo Marcos Moura, o mau hálito segrega a portador, isolando-o do convívio social. “Recebemos inúmeros e-mails de portadores dizendo não saber mais o que fazer; que abandonaram os estudos, o convívio social, o parceiro (a)”, relata.
 
Muitas vezes as pessoas julgam quem tem halitose deduzindo que o mau cheiro é por falta de higiene ou pensam que a pessoa sente o odor da boca e não faz nada para mudar. Esses são dois mitos que a ABHA trabalha para esclarecer. O presidente da associação explica que o mau hálito nem sempre está associado à higiene bucal inadequada. Já a falta de atitude é devido à fadiga olfatória, o portador de halitose se acostuma ao cheiro e não sente o próprio hálito. 
 
A vilã
Quando a saburra lingual dá as caras é melhor ficar atento. Ela se forma na parte mais posterior da língua. É uma placa bacteriana esbranquiçada que surge quando há diminuição da salivação ou uma descamação. Neste momento, como a saburra se instala perto das papilas gustativas, pode ser que um gosto amargo comece a aparecer, mas isso não significa que o mau cheiro esteja sendo exalado. “Para remover a saburra, é fundamental usar raspadores linguais, mas se estiver se formando rapidamente, é indicado procurar um dentista qualificado em alterações salivares”, recomenda Marcos.
 
Nada de ânsia para limpar a língua
Reserve a escova para os dentes. Quando a escova é usada para limpar a língua, a tendência é fazer movimentos de vai e vem o que pode dar ânsia. No caso dos raspadores linguais, o movimento de dentro pra fora diminui essa sensação. “Ressalto que ao acordar há um relaxamento muscular da língua, momento em que ela aumenta de tamanho, e por isso pela manhã temos mais ânsia”, afirma Moura.
 
Dicas
Cuide da boca 
Ir ao dentista é fundamental para fazer limpeza e tratamentos, quando necessário. Escove os dentes e passe fio dental depois das refeições. É importante se lembrar de limpar a língua e gengivas.
 
Alimentação
Reduza a ingestão de substâncias gordurosas como queijos amarelos e carnes. Também evite alimentos aromáticos como alho, cebola e ovo. Acrescente em seu cardápio maçã, laranja, abacaxi e cenoura que são alimentos detergentes – removem superficialmente restos de alimentos da língua. Comer de três em três horas e beber bastante água também reduz o mau hálito. 

http://saude.terra.com.br

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.