Header Ads

Uma melhor higiene bucal





Uma melhor higiene bucal poderia reduzir o risco de pneumonia

Pode existir uma outra maneira de evitar a pneumonia nesta época do ano: escovar os dentes.
Novas pesquisas da Faculdade de Medicina da Universidade de Yale descobriram alterações nas bactérias bucais precedendo o desenvolvimento de pneumonia nos pacientes hospitalizados. Após estudar 37 participantes no período de um mês, Samit Joshi, M.D., chefe do estudo, concluiu que alterações nas bactérias bucais podem influenciar o risco que uma pessoa tem de desenvolver pneumonia.
A equipe de pesquisa descobriu que pacientes em ventilação forçada, que contraíram pneumonia, experimentaram uma alteração significativa nas bactérias bucais antes de ficarem doentes. Embora sejam necessárias pesquisas adicionais para ligar de maneira definitiva as bactérias bucais com a pneumonia, outros estudos associaram a saúde bucal com doenças respiratórias.
“Nossos achados poderão melhorar a maneira de prevenirmos a pneumonia no futuro por meio da manutenção das bactérias que vivem dentro de nossa boca”, diz Dr. Joshi.
As doenças respiratórias e a saúde bucal têm sido associadas há anos. Acredita-se que infecções bacterianas no tórax sejam causadas pela passagem de gotículas da boca e garganta para os pulmões. Estudos mostram uma taxa mais alta de mortalidade por pneumonia em pessoas que experimentaram uma quantidade de problemas bucais acima da média.
“A simples escovação dos dentes por dois minutos, duas vezes ao dia, usando creme dental fluoretado, a limpeza entre os dentes diariamente com escovas interdentais ou fio dental, a redução da frequência com que você ingere bebidas e alimentos açucarados e a visita regular ao dentista, na frequência recomendada, serão um bom ponto de partida”, diz Dr. Joshi.
Dr. Joshi apresentou a pesquisa no encontro anual da Sociedade de Doenças Infecciosas da América em outubro de 2011.
http://www.colgate.com.br

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.