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Nostalgia: Relembre os produtos de beleza que nunca saem de moda

Do Creme Nivea do potinho azul ao perfume Thaty, você com certeza já usou algum deles

Gerações e gerações de famílias brasileiras tomaram banho – e ainda tomam - usando sabonete Phebo. Criados há mais de 80 anos, os sabonetes ovais, de perfume característico, nasceram em Belém do Pará, fabricados por dois primos perfumistas portugueses que sonhavam em produzir um sabonete nacional que fosse tão bom quanto os ingleses e franceses, considerados os melhores do mundo.

Seu primeiro slogan foi “Sabonete de charme inglês”, substituído depois por “O único grande prazer desta vida com preço de sabonete”. Seu nome, Phebo, vem do deus Sol da mitologia grega.

Hoje o Phebo pertence à Casa Granado, que investiu pesado na marca e lançou diversos outros produtos como colônias, perfumes finos, maquiagem e até mesmo um hidratante com o cheirinho de seu sabonete mais tradicional, o Odor de RosasFoto: Reprodução
Quem nunca dormiu com um tantinho de Minancora em cima de uma espinha não foi adolescente. A pomada, que já existe há mais de 90 anos, ajudou muita gente a tratar o acne com sua fórmula antisséptica, adstringente e cicatrizante.

A Minancora também é indicada para prevenir odores das axilas e dos pés, e para o tratamento de frieiras, picadas de insetos e pequenos machucados, como aqueles que às vezes acontecem quando se faz a barbaFoto: Reprodução

Na década de 80, era modinha entre os adolescentes que frequentavam a praia usar duas “tiras” de hidratante nas bochechas, imitando os surfistas que passavam o produto da mesma maneira, para se proteger do sol. Mas não podia ser qualquer hidratante – para estar na moda mesmo, tinha que ser o Creme Nivea da latinha azul. 

Hoje em dia, o creme continua sendo usado para hidratação intensiva de qualquer parte do corpo, incluindo joelhos e cotovelos. Há, ainda, quem indique o Creme Nivea para a região do rosto, como prevenção de rugas e olheirasFoto: Reprodução
Criada pelo fundador de O Boticário para homenagear sua filha Tatiana, a colônia Thaty conquistou as meninas da década de 80, quando foi lançada.

Enquanto entre os meninos a moda era o Styletto, para as adolescentes o Thaty era um perfume para qualquer hora, desde ir à escola até as primeiras baladas.

A lavanda de cor azul continua sendo fabricada pelo Boticário, e ainda é um sucesso de vendas
Foto: Reprodução



Com certeza, sua avó e sua bisavó usaram, em algum momento da vida, a loção Leite de Rosas para limpar o rosto.

Vendido até hoje como adstringente, ele foi criado por um amazonense em 1929. O Leite de Rosas foi o primeiro produto no Brasil a mostrar mulheres de biquíni em seus anúncios. Seu slogan era “O preparado que dá it”, e ele chegou a ter até Carmen Miranda como garota-propaganda.

Até hoje, mulheres e homens usam a loção para limpeza da pele, removedor de maquiagem, loção pós-barba e até mesmo desodorante
Foto: Reprodução
Nas décadas de 80 e 90, a depilação não era algo tão popular quanto hoje em dia, especialmente entre as adolescentes. A solução era, então, descolorir os pelos.

O melhor amigo das mulheres desde aquela época virou o Blondor, uma solução de água oxigenada que em poucos minutos resolvia o problema e deixava loiros os pelinhos do braço, perna e até mesmo mexas de cabelo
Foto: Reprodução




O perfume Giovanna Baby tinha duas versões: azul, mais delicado, e rosa, mais doce. Era, originalmente, uma colônia para bebês, mas foi popularizada entre as adolescentes, que passaram a usá-lo como perfume do dia-a-dia.

Uma curiosidade: a dona da loja que lançou a colônia, Giovana Kupfer, não tinha dinheiro na época para divulgar o produto. Junto com um funcionário, derramou com conchas para sopa litros do perfume pelas calçadas dos Jardins, bairro nobre de São Paulo. Quando o sol nasceu, o perfume tomou o ar e vários curiosos seguiram até a Giovana Baby para saber de que se tratava.

Até hoje, é febre nacional e concorre com o Thaty, do Boticário, e as colônias da Johnson & Johnson
Foto: Reprodução
Antes mesmo de existirem os talcos específicos para os pés, o Polvilho da Granado já fazia sucesso. Um pouquinho dentro dos tênis e sapatos pela manhã já prevenia o mau cheiro das meias no fim do dia.

O produto também tem outras indicações, como cuidado de assaduras e brotoejas, e tem gente que o usa como desodorante.

A marca, antes conhecida basicamente pelo Polvilho, hoje tem lojas próprias onde vende produtos como sabonetes de glicerina, cremes hidratantes, xampu para bebês e também sua famosa linha de tratamento e cuidado para unhas e cutículas
Foto: Reprodução
A colônia de Alfazema foi lançada em 1941, e trazia para o Brasil o perfume delicado da flor que até então era desconhecida por aqui. Virou o cheirinho tradicional das vovós de muitas gerações
Foto: Reprodução
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