Header Ads

Homem que acreditava sofrer de “gravidez psicológica” estava, na verdade, com câncer de testículo

Um estudo publicado em 2007, revelou que pais que estão acompanhando o processo de ‘esperar’ um filho ao lado da esposa grávida, podem sofrer os mesmo sintomas da gravidez.

No estudo, envolvendo futuros papais com idades entre 19 e 55 anos, eles relataram uma série de sintomas, incluindo cólicas, dor nas costas, alterações de humor, desejos de comida, enjoo matinal, fadiga, depressão, desmaio, insônia e dores de dente. Em casos mais extremos, os homens desenvolveram estômagos inchados. A maioria dos sintomas desapareceram após o nascimento.
O fenômeno é conhecido como síndrome de Couvade, popularmente conhecido como “gravidez psicológica”. ‘Couvade’ vem da palavra francesa "couver" que significa "para chocar", mas não é uma condição médica reconhecida.
Porém, o que para o inglês Adrian Tinsley, um futuro pai, o que parecia ser uma gravidez psicológica, era, na verdade, sinais de câncer testicular. Ele sempre reclamava de náuseas e desejos por comida junto com sua esposa, Bethann Meakin.
"Eu estava absolutamente petrificado. Eu não sabia se seria capaz de me curar. Eu já sabia que tinha um nódulo no testículo há cinco anos, mas eu nunca esperava que fosse câncer. Eu tinha feito exames em março de 2009, mas foi dito que era apenas formado de líquidos, nada preocupante", disse Tinsley, que deu entrada no hospital após sentir fortes dores abdominais.
O câncer de testículo é mais comum em homens com idades entre 15 e 44 anos e afeta 2.000 pessoas a cada ano no Reino Unido. É um dos cânceres mais tratáveis - 97% dos pacientes sobrevivem por mais de cinco anos após o diagnóstico.
O sintoma mais comum é um nódulo ou inchaço em um testículo, mas 20% dos pacientes também experimentam dores em seus testículos ou no abdômen inferior. A sensação de 'peso' no escroto é outro sintoma.
Após o diagnóstico de Tinsley, os médicos encontraram três tumores - um no seu testículo, um na virilha e um nas costas - o que tinha causado a dor agonizante. O paciente foi transferido para outro hospital, em Birmingham, para começar a quimioterapia apenas três dias depois.
O estresse causado pela doença de Adrian fez a pressão sanguínea de Bethann subir e ela teve que ser internada por nove dias após dar à luz a Scarlett, sua filha.
Tinsley, que era motorista, deixou o trabalho, passando por cinco sessões de quimioterapia e uma cirurgia para retirar o órgão em fevereiro deste ano. "Tem sido um trabalho extremamente difícil cuidar de ambos”, disse sua mulher.
O casal ficou noivo em julho de 2012 e tinha planejado esperar Scarlett ter idade para andar para se casar. "Tivemos que adiar os planos de casamento até que Adrian esteja curado”, declarou.
A associação de seu câncer com a gravidez psicológica foi um acaso para Adrian, mas pela proximidade dos sintomas, deve-se ficar sempre atento e procurar uma ajuda médica.
Ainda não se sabe ao certo o motivo de alguns homens apresentarem sintomas semelhantes aos de suas parceiras, mas de acordo com especialistas, o fato pode estar relacionado com a ansiedade perante a gravidez.
                                                                       Foto: Reprodução / DailyMail
                                                                                      Fonte:Jornal Ciência

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.