Header Ads

Achocolatado Toddynho foi retirado dos mercados gaúchos por estar contaminado e impróprio para o consumo

O lote GRU L15 51 do achocolatado Toddynho, foi retirado de circulação no Rio Grande do Sul, ao longo dessa semana, para análise e precaução.

O fato aconteceu após denúncia de consumidores que alegaram gosto estranho na bebida e alguns sintomas desagradáveis.
De acordo com informações da Pepsico, fabricante do produto no Brasil, o lote em questão foi fabricado no dia 2 de junho de 2014, com vencimento em 29 de novembro do mesmo ano, não era para ter sido colocado à venda. “O produto em questão, que estava bloqueado no centro de distribuição, foi equivocadamente distribuído no Estado do Rio Grande do Sul, em sua maioria na Grande Porto Alegre, por uma falha no processo de descarte de produtos fora de especificação”, disse a empresa em comunicado.
A Secretaria Estadual de Saúde do RS comunicou que algumas pessoas se queixaram de ardência na boca e náuseas, além do gosto horrível notado após o consumo do Toddynho pertencente ao lote citado. “Esse pequeno lote de produtos, que se encontra fora de especificação bacteriológica, apresenta sabor azedo e, eventualmente, pode causar desconforto gastrointestinal”, dizia outro trecho do comunicado oficial da Pepsico.
De acordo com dados do Brasil Post, a “Vigilância Sanitária do Rio Grande do Sul está apurando "intoxicação exógena" e enviou amostras do produto consumido para o Laboratório Central do estado”. Acredita-se que um parecer sobre o caso seja divulgado até o início da próxima semana.
O comunicado da Pepsico ainda diz:
À exceção do lote mencionado acima, todos os demais produtos da marca TODDYNHO® se encontram em perfeitas condições para consumo. A causa do problema foi solucionada, as autoridades competentes estão sendo avisadas e os produtos desse lote presentes nos pontos de venda estão sendo recolhidos imediatamente.
A PEPSICO orienta os consumidores que tenham produtos do lote mencionado acima a não consumi-los e a entrar em contato com a empresa pelo SAC 0800 703 2222, das 8h00 às 20h00 ou pelo e-mail: sactoddynho@pepsico.com. O processo que envolve este recall não apresentará qualquer custo ao consumidor. A PEPSICO reafirma seu compromisso com o consumidor e com a qualidade dos seus produtos”
Não é a primeira vez
Caso a análise conclua que houve adição de produtos químicos prejudiciais à saúde do consumidor, não será o primeiro caso de adulteração no Toddynho.
As autoridades sanitárias flagraram, em 2011, adição de detergentes em alguns lotes do produto comercializados no Rio Grande do Sul, em Guarulhos e em São Paulo.
Na ocasião, o achocolatado teria causado queimaduras em alguns consumidores, causando grande preocupação.
A empresa alegou que um possível acidente em seu processo produtivo acabou por ocasionar a inserção de aditivos na bebida.
Em 2012, a Pepsico foi condenada a pagar multa de R$ 420 mil pelo incidente, através de decisão da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, em acordo com a empresa, de forma que ela adotasse medidas para evitar ou diminuir acidentes futuros da mesma espécie.
                                                              Foto: Reprodução / Divulgação
                                                                             Fonte:Jornal Ciência

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.