Header Ads

Animal marinho bizarro semelhante a uma rocha é uma iguaria muito apreciada no Chile

Para muitos de nós, certos itens da culinária estrangeira são incrivelmente bizarros.
Nós não encontramos em típicos restaurantes brasileiros, por exemplo, iguarias como placenta de vaca ou ovos de pato cozidos e consumidos quando o embrião está em pleno desenvolvimento dentro do ovo. Além de não fazer parte da nossa cultura gastronômica, é também um tabu. Na Índia, por exemplo, a placenta de vaca é comercializada em larga escala dentro de sacos plásticos, com sangue e tudo. Já os ovos de pato, também conhecidos por Balut, é um prato tradicional nas Filipinas.
A criatividade humana em transformar ou adaptar certos elementos da natureza em algo comestível não tem limites. Na costa do Chile e do Peru, por exemplo, existe uma criatura do mar semelhante a uma pedra que é considerada uma iguaria nessas regiões.
O animal chamado Pyura chilensis, também conhecido como Piure em espanhol, é uma espécie de cordado da classe Ascidiacea, sendo parente distante dos vertebrados. O animal é na verdade uma massa de órgãos rodeada por uma camada de pele e músculo que fica dentro de uma rocha. É também um filtrador que se alimenta por meio de sucção na água do mar e filtra microrganismos.
O Piure tem algumas características básicas que são comuns para todos os cordados, tais como o notocórdio (estrutura em forma de vareta que se forma no embrião dos animais) e a faringe perfurada. A princípio, nasce macho, e torna-se hermafrodita na puberdade, e se reproduz lançando uma quantidade de esperma de suas gônadas masculinas e libera, ao mesmo tempo, ovos a partir dos seus órgãos femininos na água que o circunda, o que resulta em uma procriação por autofecundação.
Se os óvulos e espermatozoides colidem, eles formam uma nuvem fértil, que irá produzir filhotes do estilo girino. Estes girinos, todos do sexo masculino, irão se abrigar dentro de uma rocha, e ali se tornarão adultos.
Esses animais apenas procriam sozinhos, quando não há outro membro da espécie próximo a eles, do contrário, eles cruzam alternadamente esperma e ovos para aumentar as chances de sucesso da fecundação.
Embora seja de um intenso vermelho, o sangue do Piure é claro. Além disso, o animal contém um nível elevado de vanádio.
De acordo com a revista Scientific American, a concentração de vanádio produzido pela Piure é de aproximadamente dez milhões de vezes a quantidade encontrada na água do mar nas proximidades onde vivem esses animais. Os pesquisadores ainda não sabem dizer ao certo qual é a função deste elemento nestas criaturas marinhas.
Na indústria, o vanádio é utilizado para a fabricação de ligas de aço.
Na culinária
O Piure é pescado comercialmente e servido em restaurantes chilenos. O animal também conhecido como “rocha viva”, precisa ser cortado com uma faca afiada ou um serrote, e assim, os sifões são puxados para fora da túnica.
A carne é enlatada ou vendida como tiras e podem ser consumidas na forma crua ou cozidas. O Japão e a Suécia também importam essa iguaria chilena. O Piure é considerado muito saboroso, e geralmente é aromatizado com cebolas, coentro e limão. Quando é picado e cozido, serve como ingrediente para muitos pratos especialmente com arroz, e também pode ser frito e servido como recheio de pão.
Embora seja popular, há uma preocupação sobre a segurança de comer o animal marinho. Devido a sua alta taxa de vanádio, metal pesado e tóxico, seu consumo pode apresentar risco à saúde.
Segundo o Centro Médico da Universidade de Maryland, EUA, o vanádio em altas doses no organismo humano, pode causar danos graves ao fígado. No entanto, por enquanto, nenhum estudo foi feito para se compreender qual é a quantidade de vanádio que o organismo de um indivíduo absorve quando se alimenta de Piure.
                                                Foto: Reprodução / WikipédiaCommons e Internet
                                                                               Fonte:Jornal Ciência

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.