Header Ads

'Bactérias boas' dos probióticos não são benéficas à saúde

Em alguns destes produtos a chamada 'bactéria boa' mal chega ao intestino delgado, diz estudo

Se você é do tipo que aposta em bebidas probióticas para garantir a ida diária ao banheiro vai se surpreender com os resultados de uma nova pesquisa, que diz que muitas delas não trazem nenhum tipo de benefício à saúde. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail.

Em alguns destes produtos a chamada ‘bactéria boa’, que é conhecida por auxiliar no processo de digestão, mal chega ao intestino delgado.

Cientistas da University College London submeteram oito produtos probióticos a três testes, e descobriram que apenas um foi aprovado.

Os pesquisadores investigaram se eles continham a quantidade de bactérias que diziam ter no rótulo; se as bactérias que sobrevivem conseguiam passar pelo ambiente ácido do estômago; e, por fim, se agiam no intestino delgado.


Quatro deles não passaram em nenhum dos três testes. O Yakult contém bactéria suficiente mas falhou nos outros dois testes, enquanto que o rival Actimel ficou aquém do número de bactérias que sobrevivem no estômago.

Seis em cada dez lares britânicos compram regularmente bebidas e suplementos probióticos, que afirmam estar repletos de ‘bactérias amigáveis’ que aumentam a saúde.

O autor do estudo, Simon Gaisford, afirma que em sua forma líquida os probióticos são melhores do que em capsulas.

Ele recomenda tomar em jejum ao acordar, pelo menos dez minutos antes de comer, para reduzir a chance de as bactérias benéficas serem mortas pelos fluidos do estômago.

                                                                    Foto: Getty Images
                                                                              Fonte:Terra

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.