Header Ads

Fumo passivo de maconha é tão prejudicial quanto do cigarro, desencadeando problemas em vasos sanguíneos, diz pesquisa

Respirar o fumo passivo de maconha pode danificar o coração e os vasos sanguíneos, tanto quanto o fumo passivo de cigarros.

Em um novo estudo, a função dos vasos sanguíneos em ratos de laboratório caíram 70 por cento depois de apenas 30 minutos de exposição ao fumo passivo da maconha.
Mesmo quando a maconha não continha THC (tetrahidrocanabinol) - o composto ativo da planta que provoca os efeitos psicoativos – a função dos vasos sanguíneos permaneceu prejudicada.
Pequenos danos nos vasos devem ser analisados com atenção porque podem provocar o aumento nas chances de desenvolver artérias endurecidas.

Se a função dos vasos é diminuída, uma placa bacteriana pode se aproveitar disso e formar barreiras que, ao longo do tempo, restringe o fluxo de sangue. O que, por consequência, aumenta o risco de ataques cardíacos.
"A maioria das pessoas sabe que o fumo passivo de cigarro é ruim, mas muitos não percebem que o fumo passivo de maconha também pode ser prejudicial", disse o autor do estudo, Matthew Springer, professor associado de medicina na Universidade da Califórnia, Divisão de Cardiologia de São Francisco.
A queda na função dos vasos sanguíneos a partir do fumo de maconha sem o THC sugere que o composto não é o responsável pelo efeito maléfico. Do mesmo modo, este estudo confirma que a nicotina não é a responsável por interferir na função dos vasos sanguíneos.
No estudo, os pesquisadores usaram uma máquina de fumar cigarros modificada para expor ratos à fumaça de maconha.
Uma máquina de ultrassom de alta resolução mediu o quão bem a artéria principal da perna funcionava. Os pesquisadores registraram dilatação dos vasos sanguíneos antes da exposição ao fumo e constrição após o fumo passivo.
Eles também realizaram testes separados com maconha sem THC e ar puro. Não houve diferença na função dos vasos sanguíneos quando os ratos foram expostos ao ar puro. Isso reforça o fato do THC e do canabidiol ser estudado como importantes moléculas farmacêuticas com inúmeros benefícios clínicos.
Em estudos anteriores de tabaco, a função dos vasos sanguíneos tendem a voltar ao normal dentro de 30 minutos de exposição. No entanto, no estudo da maconha, a função dos vasos sanguíneos não voltou ao normal quando a artéria foi analisada após 40 min da exposição.
Se você está próximo de um ambiente onde as pessoas estão fumando muita maconha, isso pode estar prejudicando seus vasos sanguíneos. Não há nenhuma razão em pensar que a fumaça da maconha é melhor do que o fumo do tabaco. Evite os dois!”, disse o Dr. Springer
A fumaça do tabaco causa cerca de 34.000 mortes prematuras por doenças do coração a cada ano nos Estados Unidos entre os não fumantes.
Mais pesquisas são necessárias para determinar se o fumo passivo da maconha tem outros efeitos semelhantes ao fumo passivo de cigarro em seres humanos.
A pesquisa foi apresentada na American Heart Association Scientific Sessions 2014.
                                       Foto: Reprodução / Internet/Fonte:Jornal Ciência

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.