Header Ads

Fumar maconha e cigarro por 10 anos pode causar enfisema pulmonar como se o usuário tivesse 80 anos, diz pesquisa

Estimativas médicas indicam que usuários frequentes de maconha, em seus 30 anos de idade, possuem pulmões tão danificados a ponto de se assemelharem com o de um homem de 80 anos de idade.

Os médicos dizem que os jovens que fumam Cannabis sativa há menos de uma década, já estão sendo diagnosticados com uma forma grave, rápida e avançada de enfisema pulmonar. Alguns dos que estão em seus 30 anos de idade, estão com os pulmões tão danificados que são colocados em oxigenoterapia de longa duração.
O enfisema, no qual milhões de “bolsas de ar” – chamadas de alvéolos – nos pulmões são gradualmente danificadas, é normalmente causado pelo consumo do tabaco, e geralmente ocorre no final da vida.
Pensa-se que a mistura de Cannabis sativa e tabaco, é ainda mais prejudicial, porque a maconha não possui um filtro. Os usuários também tendem a inalar fumaça durante mais tempo e em maiores quantidades. Além disso, sua venda e consumo tem aumentado muito nos últimos anos ao redor do mundo.
Damian Mckeon, consultor em medicina respiratória do hospital Ysbyty Gwynedd, no País de Gales, estudou oito pacientes que fumaram pelo menos cinco cigarros de maconha por dia. "Nós estamos notando, nos jovens que estão nas enfermarias, pulmões semelhantes aos de pessoas de 80 anos de idade, apenas com menos de uma década de consumo de maconha e tabaco. Nosso trabalho foi em uma região rural do Norte de Gales, mas acreditamos que esses casos podem representar a ponta do iceberg”, disse.
A Cannabis sativa é muito mais forte nos dias de hoje e nós estamos vendo o surgimento de uma nova forma grave de enfisema. Precisamos urgentemente de um estudo detalhado para analisar o quadro nacional do uso da maconha e a doença pulmonar causada", declarou o consultor.
O Dr. Bernard Higgins, da British Thoracic Society, disse: "Este estudo é pequeno, porém faz parte de um quebra-cabeça que aponta para o perigo real de fumar certas substâncias regularmente. Os governos devem acompanhar estas evidências emergentes cuidadosamente e levá-las em conta ao considerar a política legal de futuras drogas".
                                                         Foto: Divulgação/Fonte:Jornal Ciência

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.