Header Ads

Sentir azia por mais de 3 semanas pode ser sinal de câncer de estômago ou esôfago, diz órgão de saúde

Está sentindo azia por várias semanas? Cuidado, você pode não saber que existe a possibilidade de estar com câncer.

Uma nova pesquisa divulgada pelo Public Health England mostra que apenas 55% das pessoas que sentem azia por muito tempo procuram auxílio médico.
O órgão de saúde da Inglaterra alerta em uma campanha que sentir azia por um tempo considerável (em média, acima de 3 semanas), pode ser sinal de câncer no esôfago ou estômago.
A informação divulgada visa conscientizar as pessoas sobre a necessidade do diagnóstico precoce, visto que nestes dois tipos de câncer, o diagnóstico tardio pode ser fatal. Estima-se que 67% das pessoas diagnosticadas conseguem sobreviver por mais 5 anos.
Este número cai para apenas 3% se o diagnóstico for em fase avançada.
Em um levantamento realizado com 1.046 pessoas, 59% dos entrevistados não sabiam que azia é um dos sintomas do câncer. Outro sintoma destacado pela campanha é a dificuldade de engolir alimentos. Cerca de 70% das pessoas não sabiam que alimentos que ficam “engasgados” na garganta, pode ser sinal de câncer no esôfago.
Só na Inglaterra, mas de 12.900 pessoas são diagnosticadas anualmente com câncer no estômago ou esôfago e mais de 10.200 morrem.
                                       Fonte:Jornal Ciência/foto: Divulgação / The Star /

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.