Header Ads

Modelo que ficou careca e sem dentes após doença genética rara abraça sua aparência e impulsiona sua carreira

Melanie Gaydos, de 27 anos, é uma modelo que nasceu com displasia ectodérmica, uma doença genética rara que afeta o crescimento de dentes, poros, cartilagens, unhas e até mesmo de pequenos ossos. A condição deixou a garota careca e sem dentes, quando adulta.
A norte-americana, de Connecticut, abraçou sua condição e resolveu entrar para o mercado da moda, com objetivo de lidar com os comentários negativos.
Ela, inclusive, não pretende usar próteses dentárias, mesmo estando sem dente algum em sua boca.
Melanie também tem uma paleta de fissura bilateral e alopecia, que inibe o crescimento natural de pelos no corpo, além dos cabelos. A alopecia comprometeu o crescimento dos cílios, danificando suas córneas, resultando na cegueira parcial.

Depois de passar anos lidando com os sintomas da sua condição, ela até chegou a ganhar próteses dentárias, aos 26 anos, mas usou apenas por oito meses, por preferir assumir sua aparência como ela realmente era.
Ela estudou no Pratt Institute, em Nova York, e depois que começou a se concentrar em autorretratos, aprendeu a descobrir e abraçar sua beleza única.

“Eu acho que ajuda outras pessoas a me verem de uma maneira diferente“, explicou ela. Um namorado que a convenceu a tentar ser modelo. Melanie lembrou: “Ele me ajudou a entender que quase ninguém se parece comigo, que havia potencial para minha aparência”.

Ela começou a responder anúncios à procura de modelos “originais”, e logo construiu uma pequena carreira. Quando perguntada se ela tem algum sentimento de tristeza sobre seu transtorno, Melanie disse:
Não me incomoda e nunca incomodou. Se já aconteceu, é porque as pessoas falavam que eu deveria ficar chateada. As pessoas costumavam me perguntar como eu comia sem dentes. Eu respondia que pessoas sem pernas correm maratonas. É tudo uma questão de percepção”.
O que é displasia ectodérmica?
A doença é caracterizada por um conjunto de defeitos que ocorre ainda na embriogênese de um ou mais tecidos que dão origem a ectoderma (folheto embrionário mais externo que dará origem a pele, o sistema nervoso, órgãos do sentido, …).

Como a ectoderma na fase embrionária dará origem a pele e seus anexos, ocorrem diversos problemas nos pelos, nas unhas, cabelos, poros, etc. Esta mesma camada dará origem aos órgãos do sentido, o que inclui a retina, daí o motivo de problemas na visão, além de uma série de limitações que pode causar transtornos significativos na vida cotidiana de seus portadores.
                    Fonte:Gooru /Foto: Reprodução / Instagram @melaniegaydos

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.