Header Ads

Incentivos financeiros podem ajudar pessoa a parar de fumar

Fumantes que receberam incentivo financeiro são pelo menos duas vezes mais propensos a desistir do vício


Está preocupado com a saúde de um parente e quer que ele pare de fumar? A solução pode ser simples: incentivos financeiros, que, de acordo com a Universidade de Newcastle, na Austrália, podem ajudar a pessoa a desistir do vício. Os dados são do jornal Daily Mail.   
Os cientistas analisaram 16 projetos americanos que utilizaram uma espécie de “suborno” para encorajar as pessoas a deixar de fumar, exercitar-se, vacinar-se, fazer exames preventivos de câncer de colo de útero e de mama. A conclusão foi que os fumantes que participaram do projeto eram mais do que duas vezes mais propensos a desistir do hábito por ao menos seis meses em relação àqueles que apenas receberam conselhos sobre como parar
Blog: Parando de Fumar
Quando levaram em conta todos os estudos, os pesquisadores notaram que os incentivos aumentaram as chances de os comportamentos serem alterados em 62%. Curiosamente, grandes quantias de dinheiro não parecem ser mais benéficas do que as pequenas, uma vez que até £ 3 (cerca de R$ 11,70) fizeram diferença.
As conclusões sugerem, porém, que o efeito começa a se desgastar quando os incentivos param. “Nós tentamos todos os tipos de técnicas para ajudar as pessoas a parar de fumar ou evitar uma vida não-saudável, então por que não tentar isso?”, questionou a cientista Jean Adams. Ela acrescentou que ainda não está claro o quão grande os incentivos deveriam ser. 
O levantamento foi financiado pelo Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, que busca alternativas para gastar menos com tratamentos para consequências de hábitos ruins para a saúde. Amanda Sandford, do grupo de campanha Ação sobre Fumo e Saúde, disse que os incentivos provavelmente são mais atraentes para pessoas de nível socioeconômico mais baixo
                                                                           Foto: Getty Images
                                                                                Fonte:Terra

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.