Incentivos financeiros podem ajudar pessoa a parar de fumar
Fumantes que receberam incentivo financeiro são pelo menos duas vezes mais propensos a desistir do vício
Está preocupado com a saúde de um parente e quer que ele pare de fumar? A solução pode ser simples: incentivos financeiros, que, de acordo com a Universidade de Newcastle, na Austrália, podem ajudar a pessoa a desistir do vício. Os dados são do jornal Daily Mail.
Os cientistas analisaram 16 projetos americanos que utilizaram uma espécie de “suborno” para encorajar as pessoas a deixar de fumar, exercitar-se, vacinar-se, fazer exames preventivos de câncer de colo de útero e de mama. A conclusão foi que os fumantes que participaram do projeto eram mais do que duas vezes mais propensos a desistir do hábito por ao menos seis meses em relação àqueles que apenas receberam conselhos sobre como parar
Quando levaram em conta todos os estudos, os pesquisadores notaram que os incentivos aumentaram as chances de os comportamentos serem alterados em 62%. Curiosamente, grandes quantias de dinheiro não parecem ser mais benéficas do que as pequenas, uma vez que até £ 3 (cerca de R$ 11,70) fizeram diferença.
As conclusões sugerem, porém, que o efeito começa a se desgastar quando os incentivos param. “Nós tentamos todos os tipos de técnicas para ajudar as pessoas a parar de fumar ou evitar uma vida não-saudável, então por que não tentar isso?”, questionou a cientista Jean Adams. Ela acrescentou que ainda não está claro o quão grande os incentivos deveriam ser.
O levantamento foi financiado pelo Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, que busca alternativas para gastar menos com tratamentos para consequências de hábitos ruins para a saúde. Amanda Sandford, do grupo de campanha Ação sobre Fumo e Saúde, disse que os incentivos provavelmente são mais atraentes para pessoas de nível socioeconômico mais baixo
Foto: Getty Images
Fonte:Terra
Post a Comment