Header Ads

Medicamento pode ser alternativa à mastectomia preventiva

Quando uma mulher descobre que apresenta mutações no gene BRCA1, popularmente conhecido como "gene do câncer de mama", ela tem duas opções: retirar os seios e os ovários ou encarar as grandes chances de desenvolver a doença. No entanto, pesquisadores da Queen's Universisty, em Belfast, acreditam que possam ter encontrado uma alternativa. As informações são do Daily Mail. 
Segundo os cientistas, alguns medicamentos já disponíveis poderiam reduzir o risco de desenvolver a doença ao diminuir os níveis de estrogênio. A pesquisa concluiu que há uma ligação direta entre os níveis do hormônio e a mutação no gene. No Reino Unido, uma a cada mil mulheres apresenta o problema, que pode elevar as chances de ter câncer a mais de 85%.
Os cientistas também descobriram que as células das mulheres que apresentam a mutação não conseguem lutar efetivamente contra os altos níveis de estrogênio que existem nas mamas e ovários, o que as torna vulnerável à alteração do gene. "Esta descoberta é muito significativa para o tratamento das mulheres com a mutação do BRCA1. É a primeira evidência de que o estrogênio está ligado ao desenvolvimento do câncer nestas mulheres. Com isso, temos a oportunidade de oferecer um tratamento alternativo à cirurgia", explicou Kienan Savage, líder do estudo.
Em maio de 2013, a atriz Angelina Jolie revelou que havia optado pela mastectomia dupla, ou seja, a retirada dos seios, após descobrir ser portadora da mutação do gene BRCA1. De acordo com Angelina, os médicos estimaram que ela apresentava cerca de 87% de desenvolver câncer. 
                                                     Foto: BangShowBiz / BangShowBiz
                                                                    Fonte:Terra

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.