Header Ads

Começa a busca na estrela “bizarra” para descobrir o que seria a megaestrutura “extraterrestre”

Os pesquisadores começaram a estudar de forma aprofundada uma estrela "bizarra" que eles acreditam que esteja cercada por uma enorme megaestrutura alienígena, conhecida como uma esfera de Dyson.

A KIC 8462852, localizada a 1.480 anos-luz de distância, foi monitorada pelo Telescópio Espacial Kepler por mais de quatro anos, desde 2009. Agora, pesquisadores resolveram apontar o Allen Telescope Array (ATA) para a estrela. O ATA é um sistema de pratos de rádio localizado cerca de 483 quilômetros a nordeste de São Francisco, nos EUA.
"Agora nós estamos olhando para a estrela com o Allen Telescope Array", disse Seth Shostak, astrônomo sênior do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence Institute), em Mountain View, Califórnia. No entanto, ele advertiu que as leituras estranhas podem não ser causadas ​​por megaestruturas extraterrestres, e que as pessoas não deveriam ter se empolgado tanto. "A história sugere que vamos encontrar uma explicação que não envolva aliens", ele completou.
Os peritos ficaram perplexos com as leituras, conforme o Jornal Ciência contou anteriormente. “Nós nunca havíamos visto algo como esta estrela”, disse Tabetha Boyajian, da Universidade de Yale, nos EUA. “Achamos que poderia ter ocorrido erro nos dados ou movimentos estranhos na nave espacial, mas tudo estava correto”.
Ela publicou, recentemente, um artigo descrevendo as possíveis causas, refutando algumas outras. “Durante o período da missão Kepler, KIC 8462852 foi observada como uma forma irregular, com mergulhos em fluxos aperiódicos, abaixo do nível de 20%. A atividade de mergulho pode durar entre 5 e 80 dias”, relatou Boyajian e sua equipe.
A ideia de uma estrutura alienígena surgiu com especialistas um pouco mais empolgados, como o astrônomo Jason Wright, do Penn State. Ele e sua equipe disseram que o padrão de luz da estrela incomum é consistente com um “enxame de megaestruturas”, provavelmente de alguma tecnologia de coletores interestelares, projetados para capturar a energia do astro. Chamada de esfera de Dyson, a megaestrutura descrita por Freeman Dyson, orbitaria uma estrela rodeando-a completamente, para capturar sua energia. Dyson especulou que a estrutura seria parte da sobrevivência de uma civilização avançada para possuir fontes de energia. Wright tomou esta ideia como base e, agora, está trabalhando com o Instituto SETI, em Berkeley, e com Boyajian, no estudo da suposta “tecnologia alienígena” na estrela em questão.
Pesquisadores do SETI, há muitos anos, acreditam ser capazes de detectar civilizações extraterrestres distantes, procurando por enormes artefatos tecnológicos que orbitam outras estrelas. "A ideia por trás da nossa pesquisa é que, se uma galáxia inteira já foi colonizada por uma civilização avançada, a energia produzida por tecnologias da civilização seria detectável em comprimentos de onda no infravermelho médio", disse Wright em sua pesquisa inicial.
                          Fonte:Jornal Ciência  Foto: Reprodução / Daily Mail

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.