Header Ads

Menina apresenta tufo de pelos nas costas por defeito na coluna

Uma garota de 3 anos desenvolveu um tufo de cabelos grossos em suas costas, como resultado de um problema na espinha. Nascida em Taiwan, a menina apresenta o sintoma desde o nascimento e, inicialmente, foi encaminhada ao hospital por razões estéticas. Com informações do site do jornal britânico Daily Mail.

Os médicos que a trataram descreveram o caso no New England Journal of Medicine. Acredita-se que ela sofra de espinha bífida oculta, uma variação da espinha bífida. A condição acontece quando a coluna espinhal não chega até a  base e é um dos defeitos de nascimento mais comuns e permanentemente incapacitantes, podendo causar até mesmo paralisia. Estima-se que 15% das pessoas saudáveis apresentam o quadro e não sabem disso, por isso, a falha também é conhecida como espinha bífida oculta.


Geralmente, a condição não traz sintomas e também não apresenta sinais externos visíveis. Sendo assim, a maioria dos pacientes só a identificam a partir de um exame de raio-X nas costas. No caso da paciente, não há sinais de incontinência, dificuldade ao andar ou déficit de desenvolvimento. Quando ela era ainda um bebê, teve um vazamento de um líquido claro na parte inferior das costas e uma ressonância magnética revelou que ela tinha um cisto em sua médula espinhal e crescimentos ósseos em duas de suas vértebras. Ela também apresentava má-formação na medula espinhal.

Quando tinha apenas quatro dias de vida, a garota passou por um procedimento para corrigir um vazamento no cérebro e, com sete meses, voltou a ser operada devido à má-formação nas costas. Os médicos que acompanharam o caso no National Taiwan University Hospital afirmam que crianças com um pedaço de cabelo em sua parte inferior das costas devem ser investigadas por possíveis problemas de coluna subjacentes. Quando a menina tiver idade suficiente, poderá fazer uma remoção a laser dos pelos nascidos na região.

Uma porta-voz da Shine, uma instituição de caridade focada na condição, afirma que é muito comum que crianças com espinha bífida desenvolvam cabelos na região. No entanto, ela afirma que é raro o vazamento do fluido espinhal e que ele pode ser perigoso, provocando infecção caso entre em contato com a medula.

O que é a espinha bífida e quais são seus sintomas?
Trata-se de uma falha de desenvolvimento da coluna e da medula espinhal, que deixa uma abertura na coluna vertebral. Ela ocorre quando algo de errado acontece no primeiro mês de desenvolvimento do embrião e a coluna vertebral não se forma completamente. Não se sabe exatamente por que isso acontece, mas o mais significativo fator de risco identificado foi a ausência de ácido fólico antes da gravidez. Os sintomas mais comuns da condição são dificuldades de aprendizado, paralisia dos membros inferiores e incontinência. A espinha bífida oculta é o tipo menos grave de espinha bífida, que atinge uma criança em 2,5 mil.
                                                                                            Foto: Reprodução
                                                                                                        Fonte:Terra

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.