Header Ads

Saiba como evitar e tratar os cinco problemas dentários mais comuns

Placa bacteriana, gengivite, mau hálito e cáries prejudicam o sorriso

O sorriso é um dos “acessórios” mais importantes, e uma das primeiras partes do corpo percebidas ao olhar para alguém. Muito exposta a processos infecciosos, a boca é um órgão delicado do corpo, e muita gente não dá a atenção que ela merece. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 30 milhões de pessoas nunca visitaram um consultório odontológico.
A falta de higiene bucal e cuidados de limpeza com os dentes são as maiores causas de problemas como cáries, placa bacteriana, gengivite, mau hálito e sensibilidade. “Essas doenças podem evoluir para problemas ainda maiores e mais doloridos, por isso a importância de visitar o dentista com frequência”, afirma a cirurgiã-dentista Adriana Rodrigues, da Clínica Living Odontoestética, que conta quais as causas dessas doenças e como evitá-las.
Placas bacterianas
Causas: camadas de bactérias circulam a boca todos os dias e, em contato com resíduos alimentares e saliva, formam a placa.
Como evitar: praticando a higiene bucal que inclui pasta de dente e escovação e uso de fio dental frequente.
Tratamento: no consultório, o dentista remove a placa. Caso não seja retirada, pode calcificar e resultar no tártaro.
Sensibilidade
Causas: exposição da dentina por cárie ou fratura no dente, ou pela retração da gengiva. Como a raiz é coberta pelo esmalte, os canalículos dentares ficam expostos e se comunicam com o prolongamento dos nervos.
Como evitar: consumir alimentos ácidos como refrigerantes, suco de laranja, molho para saladas e vinho são alguns dos culpados pela erosão.
Tratamento: além de fazer uso de flúor em casa, é ideal que a pessoa se submeta a tratamentos como o flúor em gel.
Cáries
Causas: bactérias, ácidos, resíduos de alimentos e saliva se misturam e aderem ao dente, formando uma placa. Os ácidos dissolvem a superfície esmaltada e criam os orifícios chamados cáries.
Como evitar: sempre escovar os dentes após as refeições, principalmente até 20 minutos após comer, pois nesse período há mais atividade bacteriana.
Tratamento: o material deteriorado é removido com o auxílio de uma broca, e depois o dente é coberto.
Gengivite
Causas: acúmulo de placa bacteriana tem efeito nas gengivas, que ficam avermelhadas, inchadas e podem apresentar sangramento.
Como evitar: boa higiene bocal é a melhor proteção, já que remove a placa bacteriana.
Tratamento: os dentes são completamente limpos pelo dentista, que solta e remove os acúmulos.
Mau hálito
Causas: frequentemente provocado pelo acúmulo de placa ou presença de doenças na boca.
Como evitar: manter-se hidratado, porque a secura na boca é propícia para bactérias. Alguns alimentos também contribuem para o cheiro desagradável, como curry, peixes e alho.
Tratamento: remoção da placa e manutenção da limpeza. 
                                      Redação DaquiDali
                                  Foto:Kurhan/ Stock Photo

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.