Header Ads

Inseto mais bizarro do mundo é brasileiro, afirmam cientistas

O membracídeo brasileiro ficou famoso em todo o mundo em diversos sites e blogs.
A espécie Bocydium globulare, chamado abreviadamente de B. globulare ou apenas “membracídeo do Brasil” possui uma vida bastante solitária, sempre pendurado em folhas de alguns arbustos.
Apesar de ser bizarra, a imagem é 100% real e a ilustração de capa foi desenhada por Alfred Keller há várias décadas.
Jerry Coyne, reflete sobre a descoberta de Keller e mostra a sua estranheza sobre o incrível inseto: “A primeira coisa que um biólogo faz ao ver um modelo como esse é pensar: ‘Isso não pode ser real’, recorrendo a outros pesquisadores”, declarou.
Percebam que as ‘bolas’ na estrutura da antena não são olhos, mas simplesmente esferas de quitina. A primeira suposição é que uma característica sexual os selecionaram assim, mas algo chama a atenção porque macho e fêmea possuem as mesmas características.

Alguns pesquisadores como o historiador Martin Kemp possuem teorias sobre as bolas ocas no topo das antenas: “Esses globos ocos, bem como outras excrescências notáveis, provavelmente deve assustar os predadores”.
Além das bolas, existem muitas cerdas (pelos) por toda a extensão. Pesquisadores acreditam que são cercas sensoriais, sendo utilizadas não só para afugentar possíveis inimigos, mas também para auxiliar no processo tátil.

                   Foto: Reprodução / Alfred Keller / Patrick Landmann / Fonte:Jornal Ciência

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.