Header Ads

Qual o momento certo de lançar mão das próteses dentárias?


As próteses sobre implantes são opções modernas e cada vez mais acessíveis Foto:  / Shutterstock
As próteses sobre implantes são opções modernas e cada vez mais acessíveis
Foto: Shutterstock

Qual o momento certo de lançar mão das próteses dentárias?



Ninguém planeja ter uma dentadura dentro de um copo com água no criado mudo. E, hoje, é possível descartar esse retrato para seu futuro. As próteses sobre implantes são opções modernas e cada vez mais acessíveis. Atualmente, os materiais nacionais de implante apresentam índices de sucesso compatível com os internacionais, o que ajuda a popularizar o procedimento. 
Recentemente, em uma dissertação de pós-graduação defendida em uma faculdade de Campinas, um sistema nacional foi avaliado em aproximadamente 1600 implantes instalados e com prótese sobre eles. O sucesso foi de 97%. 
O implante é uma espécie de parafuso introduzido no osso da mandíbula ou da maxila. Nele é acoplada uma peça para colocar o dente artificial. “A instalação de implantes é uma cirurgia invasiva, mas se for realizada por profissional competente, os riscos são controlados”, diz o dentista Paulo Sérgio Perri de Carvalho, professor de Estomatologia da Faculdade de Odontologia de Bauru – USP. 
Você é um candidato para a prótese?
Os dentes devem ser extraídos quando estiverem destruídos por cárie, afetados por alguma doença gengival, quando houver alguma infecção óssea que não possa ser tratada, ou quando os dentes não forem em número suficiente para proporcionar uma reabilitação bucal de qualidade. 
Assim, não é só a idade que faz com que seja preciso colocar implantes ou usar dentaduras. Algum trauma, acidente, pode colocar até adolescentes nessa situação. Os implantes são indicados quando acaba o período de crescimento de uma pessoa – em média 18 anos. Caso haja perdas dentárias antes desta idade, é importante que a pessoa use prótese convencional que se apoiam nos dentes para evitar perdas ósseas e perda de suporte da face.
Antes de colocar a prótese, o dentista verificará alguns pré-requisitos:
- se há osso em quantidade e de qualidade no local do implante; 
- se o paciente tem condições de saúde adequada
- se o paciente tem discernimento para entender a necessidade de manutenção periódica
- se o paciente tem hábitos de higiene adequados
“Além destes requisitos, é muito importante avaliar se o paciente não apresenta parafunção, como, por exemplo, ranger ou apertar os dentes à noite, que são fatores de risco à perda dos implantes”, afirma o especialista.
Cuidados
As próteses sobre implantes necessitam de controles periódicos que servem para avaliar o tratamento, a saúde bucal e as condições de higiene do paciente. O indicado é que nos primeiros dois anos a visita aconteça a cada 6 meses e, se o paciente estiver em boas condições, a partir do terceiro ano, as visitas ao profissional podem ser anuais.

http://saude.terra.com.br

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.