Header Ads

SAÚDE BUCAL

Erosão dental severa ligada a distúrbios alimentares





Distúrbios alimentares têm potencial de não apenas destruir seu corpo e mente, mas também sua boca, segundo um estudo clínico.

Pessoas com um distúrbio alimentar conhecido como anorexia ou bulimia tiveram significativamente mais problemas de saúde dental do que as pessoas que não tinham esse distúrbio, entre eles, sensibilidade dental, dor facial e erosão dental severa, segundo um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Bergen, na Noruega, publicado na edição de fevereiro do European Journal of Oral Sciences.

“O vômito repetitivo, como acontece em determinados distúrbios alimentares, pode afetar severamente a saúde bucal”, diz Dr. Nigel Carter, diretor executivo da Fundação de Saúde Dental Britânica. “Os altos níveis de ácidos no vômito podem causar danos ao esmalte dental. Ataques ácidos desse tipo, quando frequentes, significam que a saliva presente na sua boca não terá oportunidade de reparar naturalmente os danos causados aos seus dentes pelo contato com o vômito ácido, daí a severidade aumentada da erosão dental testemunhada no estudo”.

Distúrbios alimentares surgem de uma variedade de questões físicas, emocionais e sociais, e todas elas precisam ser abordadas para ajudar a evitar e tratar esse distúrbio, segundo a Associação Dental Americana. Família e amigos podem ajudar ao dar bons exemplos sobre alimentação e fazer comentários positivos sobre práticas alimentares saudáveis.

Embora os distúrbios alimentares pareçam estar focados na imagem corporal, alimentos e peso, eles estão frequentemente relacionados a muitas outras questões. O encaminhamento para profissionais da saúde e o encorajamento para buscar tratamento são essenciais, já que o diagnóstico e a intervenção precoces melhoram grandemente as oportunidades de recuperação.

Para tratar as consequências dos distúrbios alimentares na saúde bucal, a ADA recomenda que os pacientes mantenham cuidados meticulosos com a saúde bucal relacionados à escovação e uso de fio dental, bochecho com bicarbonato de sódio imediatamente após vomitar para ajudar a neutralizar os efeitos do ácido estomacal, não escovar os dentes imediatamente após vomitar, consultar um dentista sobre as necessidades de tratamento específico e visitar um dentista regularmente.
http://www.colgate.com.br




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.