Header Ads

Sorrisos


Sorriso contribui para sucesso profissional




Pessoas bem humoradas e simpáticas têm mais chances de conseguir as coisas do em todos em âmbitos, inclusive no profissional. E para transparecer essas qualidades, um sorriso bonito e bem cuidado é primordial. Ao ser escolhido para representar a empresa dentes alinhados e branquinhos podem fazer a diferença. 
 
As companhias aéreas, por exemplo, têm entre seus comissários de bordo os mais belos sorrisos. Estes sorrisos são muitas vezes cosmeticamente melhorados para transmitir para o passageiro uma imediata sensação de saúde, beleza, alegria e otimismo. “Cuidamos dos dentes de jovens que se preparam em cursos preparatórios para comissários e belos sorrisos têm sido muitas vezes decisivos para a conquista do emprego”, afirma o cirurgião-dentista Camillo Anauate Netto, coordenador do mestrado de Biomateriais em Odontologia da Universidade Anhanguera Bandeirante de São Paulo. 
 
A odontologia moderna tem recursos estéticos e cosméticos que ajudam a transformar sorrisos removendo manchas, clareando e remodelando dentes. “Pessoas que têm o sorriso transformado em consultório tornam-se mais extrovertidas, sorriem mais, são mais admiradas, melhoram a autoestima e a interação com as pessoas o que aumenta as chances de evolução profissional e social”, diz.
 
Sorriso na medida
Com um sorriso no rosto é possível aproximar, conquistar e até desarmar pessoas. “Se somos mais bem aceitos, nossas chances para conseguirmos o que pretendemos aumentam consideravelmente, pelo menos o outro lado nos ouvirá com mais boa vontade”, diz a psicóloga Marina Vasconcellos. 
 
Por outro lado, em alguns momentos é preciso tomar cuidado para quem vai retribuir um sorriso. Uma pesquisa da Universidade da Califórnia mostrou que as pessoas retribuem o sorriso de acordo com o status social de cada um. Segundo o estudo, indivíduos que se sentem poderosos reprimem seu impulso de imitar o comportamento do outro e sorrir de volta se o outro possui status elevado. Já aqueles que não se sentem poderosos tendem a devolver os sorrisos de todos, independentemente do status social de quem sorriu. 
 
Apesar de concordar que em alguns momentos o sorriso não é adequado, a psicóloga acredita que o sorriso abre portas no trabalho. “Uma pessoa que sorri para você provavelmente lhe provocará a vontade de retribuir, propiciando um clima leve e descontraído e de proximidade”. Mas é sempre importante ter cuidado para avaliar se é adequado sorrir para aquela pessoa, naquele lugar e momento. “Para tudo nessa vida é necessário analisar o contexto para não dar bola fora, um sorriso de simpatia pode ser confundido com um de conquista ou provocação”. 
 
Existem também as risadas de nervosismo, que podem pegar qualquer um despreparado no meio de uma apresentação do trabalho, por exemplo. Geralmente a pessoa fala mais rápido, se atrapalha e não sabe o que fazer. Segundo Marina, a melhor forma de sair da saia justa é pedir desculpas e justificar-se explicando a falta de controle. “Agora, se essa situação é frequente, o melhor é fazer uma terapia para aprender a lidar com a ansiedade”, indica.
 
Sorriso para subir na carreira
- Sorria quando os assuntos são amenos 
- Guarde o sorriso para mais tarde quando a conversa é séria, pois pode parecer que não está dando a devida credibilidade ao tema
- Sorria para se apresentar a algum contato novo, para receber pessoas
- Sorrir demonstra simpatia, e a simpatia abre portas e aumenta a chance de fechar um negócio

http://saude.terra.com.br

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.