Header Ads

Curitiba planeja 600 cirurgias de catarata até o fim de novembro

Iniciativa faz parte do Mutirão de Cirurgia de Catarata, lançado pelo Ministério da Saúde

Curitiba participa do Mutirão de Cirurgia de Catarata, lançado pelo Ministério da Saúde
Foto: Maurílio Cheli/SMCS / Divulgação
Por meio do Sistema Único de Saúde, a cidade de Curitiba planeja atender cerca de 600 pessoas em cirurgias de catarata até o final de novembro. A iniciativa faz parte do Mutirão de Cirurgia de Catarata, lançada no início do mês pelo Ministério da Saúde, dentro do Projeto Olhar Brasil.
As cidades de Goiânia (GO), Maceió (AL) e Bom Jesus da Lapa (BA) também fazem parte do movimento. O programa tem investimento de R$ 464,3 mil em Curitiba. Desde o início do ano, mais de 2,4 mil pessoas já passaram pelo procedimento na capital paranaense.
O agendamento de consultas e exames pré-operatórios começaram no final de setembro. Os beneficiados serão pessoas a partir dos 60 anos que estavam inscritos para a cirurgia, por meio de encaminhamento das unidades de saúde de Curitiba. Antes do procedimento, são feitos exames laboratoriais e, se preciso, cardiológicos. As cirurgias serão feitas no Hospital de Olhos do Paraná.
Considerada um processo de baixa complexidade, a cirurgia de catarata é um procedimento feito com anestesia local e sem necessidade de internação. A intervenção dura de cinco a 10 minutos e apresenta um resultado positivo para a saúde global do paciente. Ainda dentro do Olhar Brasil, a Secretaria de Saúde oferece mais de 1,5 mil consultas oftalmológicas por mês para estudantes da rede pública, encaminhados pelo Programa Saúde na Escola. 
saude.terra

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.