Header Ads

Estímulo magnético pode ajudar fumantes a abandonar o vício

Pesquisadores acreditam que podem reverter algumas funções do cérebro ligadas ao vício no tabaco
Foto: Getty Images

Para quem vive tentando parar de fumar mas não consegue, um novo estudo israelense traz uma ponta de esperança. Pesquisadores comprovaram que o uso repetitivo de imãs de alta frequência para estimular o cérebro pode ajudar algumas pessoas a abandonar o vício até seis meses depois do tratamento. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail.
Abraham Zangen, da Bem Gurion University, afirmou no encontro anual da Society for Neuroscience, em São Diego, California, que mais da metade dos fumantes que receberam pulsações magnéticas de alta frequência abandonaram o vício.
Além disso, mais de um terço se absteve do hábito nos primeiros seis meses. “Nossa pesquisa mostra que estamos aptos a desfazer algumas mudanças do cérebro, causadas pelo tabagismo crônico”, observou.
Para o estudo, o time recrutou 115 fumantes compulsivos com idades entre 21 e 70 anos, interessados em parar de fumar, mas que falharam em pelo menos duas tentativas anteriores. Então eles dividiram os participantes em três grupos, dando a eles alta Estimulação Magnética Transcraniana, baixa e, por fim, um tratamento placebo, durante 13 dias.
A Estimulação Magnética Transcraniana é uma técnica não-invasiva que usa campos magnéticos para estimular as grandes áreas de neurônios no cérebro. Os pesquisadores focaram na estimulação do o córtex pré-frontal e na ínsula, que são as duas áreas associadas ao vício à nicotina.
Antes de cada sessão, Abraham pedia que um dos seus alunos acendesse um cigarro e tragasse em frente à metade dos fumantes de cada grupo, para ativar seus desejos. Isso era feito para que os fumantes dispensassem a atenção ao seu vício, e não a qualquer outro desejo.
Os resultados foram impressionantes. Quase metade dos fumantes – 44% - que receberam este estímulo antes da sessão desistiu em um curso de 13 dias; sendo que 33% deixaram o vício seis meses depois.  
Os participantes que receberam alta frequência de Estimulação Magnética Transcraniana fumaram menos e se mostraram mais propensos a parar, com quatro vezes mais sucesso do que o grupo que recebeu baixa frequência e seis vezes mais do que o grupo placebo.
O time de pesquisadores agora planeja novos testes com um número bem maior de participantes, envolvendo fumantes de diversos países, que devem começar nos próximos meses. 
saude.terra

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.