Header Ads

Se envelhecer, não beba: ressacas são piores após os 40 anos

Especialistas alertam que o organismo sofre desidratação com a idade e o fígado sofre para processar o álcool

Foto: Getty Images


O que muitos já haviam comprovado na prática agora ganhou aval da ciência. Com o passar dos anos fica mais difícil se recuperar das bebedeiras. Segundo estudo da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, é a partir dos 40 que os amantes de bebidas alcoólicas começam a sofrer mais.
A explicação é a de que a maior quantidade de tecido adiposo ajudaria a manter níveis mais altos de álcool no sangue (a gordura não absorve a substância) e a deixar o corpo desidratado. "Todos os efeitos são intensificados com a idade", enfatizou o psiquiatra David Oslin, ao jornal Daily Mail.
Especialistas ressaltam que, com a idade, o organismo passa a sofrer naturalmente de desidratação, o que já seria um agravante para quadro de ressaca. O fígado também sofre mais para processar as toxinas originárias da bebida. Além desses efeitos, o sono de bebedores com mais de 40 anos também fica mais alterado após umas doses.
A pesquisa mostra que as mudanças começam por volta dos 30 anos e que, aos 50, o fígado naturalmente fica maior e não funciona de forma tão eficiente. Com a idade, o corpo também fica mais sensível aos sulfitos e taninos presentes no vinho, itens que costumam causar dores de cabeça e náuseas após a bebida.
saude.terra

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.