Header Ads

Teste promete mostrar chances de desenvolver câncer de mama

Pesquisadores trabalham em teste que identifica risco da doença por meio de genes, tecido mamário, peso e estilo de vida

Foto: Getty Images

Cientistas da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, trabalham em teste que pode revelar risco de câncer de mama ao avaliar genes, tecido mamário, peso e estilo de vida. A novidade pode estar pronta entre dois a três anos e deve custar £100 (cerca de R$ 370). Os dados são do jornal Daily Mail.
Segundo o pesquisador Doug Easton, as mulheres na faixa dos 40 anos fariam exame de sangue ou forneceriam uma amostra de saliva. Também são necessários dados como peso, altura, exame dos seios e questionário com hábitos de vida. Em duas semanas, seriam informadas das chances de ter a doença a longo e curto prazo.

As que apresentarem maior risco poderiam receber medicamentos preventivos, como tamoxifeno, ou passar por cirurgia de remoção dos seios. As com chances baixas só precisaram repetir o exame após 10 anos.
 
Vale acrescentar que já existem alguns testes disponíveis para prever o risco de câncer de mama, mas só levam em conta certas mutações nos genes BRCA1 e BRCA2.
saude.terra

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.