Contar calorias dos alimentos pode ser inútil na dieta, diz estudo
Se você quer perder peso e vive contabilizando cada uma das calorias que ingere, repense. Isso porque, segundo especialistas, grande parte dos dados nutricionais nos rótulos se baseia na ciência do século 19. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail.
Um estudo mostrou que uma porção de amêndoas cruas, por exemplo, pode ter menos calorias do que as indicadas no rótulo; em contrapartida, a ingestão de alimentos processados e cereais açucarados pode ultrapassar o número de calorias estampada nas informações nutricionais.
Os pesquisadores observaram que ratos que foram alimentados com batata doce crua perderam mais do que 4 gramas, enquanto que os que receberam a mesma quantidade do alimento cozido acabaram engordando.
Outro problema é que mesmo quando o alimento é cozido da mesma forma, cada sistema digestivo processa de uma maneira, graças ao tipo e à abundância de bactéria no intestino. Os obesos têm um excesso de certos tipos de bactérias do intestino, tornando-os mais eficientes na absorção de calorias.
O biólogo Rob Dunn, da North Carolina State University, disse que o atual sistema de cálculo rótulos de calorias está desatualizado. “No final das contas, todos nós queremos saber como fazer as escolhas mais inteligentes no supermercado”, afirmou.
Isto significa que apenas fazer contas com base em rótulos não é necessariamente uma forma de ajudar a saúde. Para quem pretende perder peso, vale mais apostar nos alimentos crus ou integrais.
Especialistas observam, ainda, que por anos o teor de fibras foi ignorado nos rótulos, o que também contribui para o fato de muitas pessoas acharem que estão ingerindo menos calorias, quando de fato não estão.
saude.terra
Post a Comment