Header Ads

vc repórter: com determinação, mineiro perde 26 kg em 3 meses

Rodrigo antes e depois da dieta que o fez perder 26 kg em três meses
Foto: Arquivo Pessoal / vc repórter

Após voltar de um período de férias no litoral do Espírito Santo no início deste ano, o brasileiro Rodrigo de Almeida Silva, morador de Viçosa (MG), decidiu que iria emagrecer. “Estava me sentindo muito pesado. Gordo mesmo”, conta. Com muita determinação, aliada às mudanças em seus hábitos alimentares e à prática de exercícios físicos, ele conseguiu: em três meses, perdeu 26,6 kg.

“No início da minha dieta eu pesava 102,9 Kg e, em apenas três meses, fui para 76, 3 kg”, afirma Rodrigo, que cortou definitivamente refrigerantes, frituras e doces de sua alimentação. “Meu percentual de gordura era de 25% e hoje é de 14,6%. Além disso, perdi 12,7 cm de cintura”, diz.
O mineiro de 32 anos, que hoje faz pós-graduação no curso de Agroecologia no IFES, Instituto Federal do Espirito Santo, conta que engordou após ter passado quatro anos, entre 2005 e 2009, trabalhando em uma fazenda de criação de suínos e com plantações de milho e soja nos Estados Unidos. Lá, Rodrigo não resistiu às tentações do cardápio "junk food", composto por alimentos com alto teor calórico e níveis reduzidos de nutrientes.
“Me alimentava muito mal e tinha uma vida sedentária. Não tomava café da manhã, trocava o almoço por salgados, que também comia durante a tarde. No início da noite, comia um lanche, com hambúrguer ou salsicha, e antes de dormir fazia um “mexidão”, com arroz, feijão, ovos, farinha e carne”, conta Rodrigo. O que nunca faltava à mesa era o refrigerante, que acompanhava todas as refeições.
Frutas, verduras e legumes passavam longe do cardápio do estudante. Incomodado com o corpo, Rodrigo fez uma mudança radical em sua alimentação: café da manhã com frutas, pão light ou torrada com ricota; almoço com inclusão de verduras e legumes em abundância, lanche da tarde com frutas e pão integral e jantar somente com frutas.“Comecei a me alimentar de três em três horas e peguei o hábito de beber bastante água”, diz.
Rodrigo começou a emagrecer com o apoio da mulher e da sogra, que também entraram na dieta. “Elas pararam e eu continuei”, conta. Paralelamente à nova alimentação, o estudante procurou uma academia e começou a praticar musculação, combinando com atividades aeróbicas.
“Desde o início da minha dieta malho uma hora por dia e faço Muay Thai três vezes por semana. A luta proporciona um elevado gasto calórico, além de ter me dado excelente condicionamento cardiorrespiratório”, diz. Rodrigo vai à academia de segunda-feira a sábado. “Quando chego tarde em casa e não dá tempo de ir, corro na rua mesmo”, completa.
Com 1,87 m de altura, Rodrigo tem hoje 80 kg. “Com a musculação ganhei massa magra e agora só procuro manter o peso que tanto mentalizei ter”, finaliza.
O internauta Rodrigo de Almeida Silva, de Viçosa (MG), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. 
saude.terra

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.