Header Ads

Síndrome rara faz com que pessoas ouçam trovões ao acordar

Conhecida como síndrome da cabeça explosiva, doença atinge até uma em cada 10 pessoas

Você já ouviu falar sobre a síndrome da cabeça explosiva? Ela consiste em ouvir barulhos, como de trovões e explosões, ao dormir ou acordar. É considerara rara, mas uma pesquisa publicada na revista Sleep Medicine Reviews sugere que pode afetar até uma em 10 pessoas em algum momento durante a vida. Os dados são do jornal Daily Mail.

Os ruídos começam repentinamente e duram alguns segundos. Antes de ouvir o barulho, um em 10 também apresenta distúrbios visuais breves, como ver relâmpagos ou flashes. A condição também pode causar uma leve dor de cabeça e sensação de calor. Enquanto alguns passam por apenas um ataque durante a vida, outros experimentam até sete por noite. As crises podem ir e vir ao longo de semanas ou meses, embora para alguns ocorram quase que diariamente durante anos.

O distúrbio é conhecido por ser duas vezes mais comum em mulheres e geralmente afeta pessoas com mais de 50 anos, embora também tenha sido relatado em crianças a partir dos 10 anos. Pode trazer problemas de sono e até taquicardia temporária e palpitações, já que as pessoas tendem a se assustar e achar que são sintomas de uma doença grave. A longo prazo, também pode levar a transtorno de pânico e depressão.

“Avaliei pacientes que relatam apreensão e que evitam o sono durante ataques crônicos de síndrome da cabeça explosiva. Todos os problemas tendem a ser devido à forma como as pessoas reagem aos episódios, como a má interpretação deles como indicativo de uma doença mais grave, ou evitar o sono”, disse o líder do estudo Brian Sharpless, professor assistente de psicologia na Universidade Estadual de Washington, nos Estados Unidos. “Pode ser muito assustador para aqueles que não sabem o que está acontecendo. Mas a síndrome é geralmente inofensiva", acrescentou.

Ainda não se sabe o motivo exato da condição. Uma teoria é de que é causada por problemas no ouvido, especialmente aqueles que afetam a trompa de Eustáquio, que liga o ouvido médio com a parte de trás do nariz e da garganta, interferindo na pressão do ar no ouvido médio e causando a percepção de sons. Também pode estar ligada à rápida retirada de certas drogas, como benzodiazepínicos ou antidepressivos chamados inibidores seletivos da recaptação da serotonina.

Outra probabilidade ainda é que, ao ir dormir, haja um atraso no desligamento de regiões responsáveis pelo movimento, visão e som, o que resultaria em uma explosão de atividade, como ruídos e flashes. Para evitar as chances de sofrer do problema, pode-se evitar cafeína antes de dormir e usar medicamentos prescritos por médicos em casos de sintomas frequentes.

                                                                                    Foto: Getty Images
                                                                                              Fonte:Terra

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.