Header Ads

Junk food aumenta risco de depressão em homens de meia-idade

Estudo realizado pela University of Eastern Finland mostra que a alimentação saudável diminui os riscos da doença

Foto: Getty Images


Homens de meia-idade cujas dietas são recheadas de junk food - como carne processada, sobremesas doces, alimentos industrializados e bebidas açucaradas – têm maior risco de depressão severa, de acordo com um novo estudo realizado pela University of Eastern Finland. O estudo concluiu também que a perda de peso é um dos fatores de prevenção do problema, de acordo com informações do Daily Mail.
"O estudo reforça a hipótese de que uma dieta saudável tem potencial não só para afastar a depressão, mas também para a sua prevenção", disse Anu Ruusunen, que apresentou os resultados em sua tese de doutorado na área da epidemiologia nutricional.
A pesquisa foi realizada com dados de mais de 2 mil homens de meia-idade ou mais velhos, que foram analisados num estudo sobre riscos de ataques cardíacos e isquemias da cidade de Kuopio, na Finlândia. A dieta dos participantes foi estudada durante 13 anos, por meio de um questionário sobre frequência alimentar e informações sobre casos de depressão.
O resultado mostrou que aqueles que comiam mais vegetais, frutas, grãos integrais, aves, peixes e queijo magro apresentaram menos riscos de ter depressão durante os 13 anos de estudo. Ao contrário, a dieta junk food foi associada a um aumento de casos. A ingestão de vitamina B12, chá e cafeína não foi relacionada ao risco de depressão, como outros estudos anteriores apontaram.
Perda de peso, melhora na dieta e realização de exercícios não só afastam a depressão como também atuam na prevenção do problema. O aumento da ingestão de ácido fólico também foi associado a uma diminuição do risco de depressão. Legumes, frutas, grãos integrais, carne e fígado são as fontes alimentares mais importantes da substância. 
saude.terra

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.