Header Ads

Terapia com cheiros durante o sono pode ajudar a superar medos

Estudo americano concluiu que ser submetido a odores específicos durante a noite pode ajudar no tratamento de fobias

Cientistas descobrem que terapia com cheiros durante o sono pode ajudar no tratamento contra fobias
Foto: Getty Images
De acordo com um novo estudo feito em Chicago, nos Estados Unidos, expor as pessoas a alguns odores durante o sono pode ajudar a tratar medos e fobias. Segundo o site Daily Mail, os pesquisadores descobriram que, depois de sentirem alguns cheiros durante o sono, as pessoas acordavam com menos medo.
"É uma grande descoberta. Nós mostramos uma pequena, mas significante maneira de tratar o medo", afirma Katherina Hauner, responsável pelo estudo e pós-doutorada em neurologia pela Northwestern University Feinberg School of Medicine.
Estudos anteriores já haviam concluído que a memória e as habilidades motoras podiam ser melhoradas durante o sono, mas, até então era desconhecido que as emoções também podiam ser manipuladas durante a noite.
O estudo observou a reação de 15 voluntários que foram submetidos simultaneamente a choques elétricos e cheiros específicos como madeira, cravo, sapatos novos, limão e hortelã. Depois disso, eles foram monitorados durante o sono e expostos novamente a estes mesmos cheiros de cinco a 40 minutos. 
Na manhã seguinte, os voluntários viram as mesmas figuras que causaram medo antes da noite de sono e mostraram sentir menos pavor, isto porque os cientistas concluíram que novas memórias e habilidades foram desenvolvidas. O efeito foi ainda melhor para as pessoas que dormiram profundamente por mais tempo.
Os resultados foram medidos de acordo com o suor e o funcionamento das atividades cerebrais. Além de ajudar no tratamento de controle do medo, a conclusão mostra ainda mudanças nas áreas cerebrais relacionadas a memória e emoções. "Quando um cheiro particular é apresentado durante o sono, ele irá reativar a memória por várias vezes seguidas e isto opera igualmente como os processos terapêuticos de extinção do medo", explica a Dr.a Hauner.
saude.terra

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.