Header Ads

Circula pela Internet diversas fotos das “uvas arco-íris”. Elas são reais ou apenas manipulações de Photoshop?

Fotos incríveis das chamadas “uvas arco-íris” estão circulando pela Internet há cerca de um mês, causando certa desconfiança dos internautas.
Com o surgimento de softwares digitais com recursos infindáveis de edição de imagens, é difícil saber se o que estamos vendo através da tela é real. Será que essas uvas existem ou são apenas parte de uma farsa?
A resposta é sim e não.
As “uvas arco-íris” existem, mas elas são apenas uvas regulares fotografadas em um estágio de amadurecimento conhecido como Veraison, ou o “início da maturação”.
Quando as uvas vão para a fase final da maturação, as jovens uvas imaturas têm uma cor verde muito escura e opaca, com textura muito dura, como pequenas pedras", disse Larry Stone, mestre sommelier e maitre. "E então, quando elas passam pelo estágio da coloração, a pele se modifica. Se elas são uvas brancas, elas vão de um verde escuro a uma espécie de cor verde amarelada, ficando cada vez mais transparentes. A uva vermelha vai passar de uma cor verde para a cor vermelha. O tom de vermelho depende da variedade da uva”.






No final do processo, já completamente amadurecidas, todas a uvas de uma determinada variedade exibem a mesma cor. É por isso que você não pode comprar ou comer “uvas arco-íris”, mas você certamente poderia testemunhar sua bela transformação.
No entanto, isso não parece impedir que as pessoas realmente tentem vender sementes de “uvas arco-íris” para obter lucro em cima da desinformação de alguns.



As fotos que circulam na internet conseguem enganar muitos internautas, especialmente quando elas vêm com descrições como "casta única" ou "uvas híbridas". Para tornar as coisas ainda piores, a maioria desses vendedores inescrupulosos usam imagens digitalmente alteradas de uvas, como as que foram originalmente postadas no Worth1000.com, como parte de um concurso de Photoshop.
Como sempre, pesquisar sobre tudo o que se vê na internet é a melhor forma de evitar possíveis enganações.
As três primeiras fotos dessa reportagem são falsas e alteradas digitalmente. Já as duas últimas, são fotos verdadeiras, em um estágio onde as uvas estão passando pela transformação de cor.





                                                     Foto: Reprodução / Snopes / Hoax or Fact
                                                    Fonte:Jornal Ciência

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.