Header Ads

Mulher de 26 anos, que teve o rosto desfigurado por tumor, revela nova face após transplante

Uma mulher polonesa, que teve seu rosto desfigurado por um enorme tumor facial, revelou seu novo rosto em uma coletiva de imprensa.

Com 26 anos de idade, a mulher, identificada apenas como Joanna, passou pelo segundo transplante facial da Polônia, depois que uma neurofibromatose - condição genética que causa tumores benignos - deixou-a incapaz de mastigar, falar ou engolir.
Durante uma conferência de imprensa, Joanna agradeceu os médicos e a família da pessoa que doou o seu novo rosto. "Agora tenho sobrancelhas bonitas”,brincou com os jornalistas.
Falando na conferência, o Dr. Adam Maciejewski, que realizou a cirurgia, tanto de Joanna, bem como o outro único transplante facial do país, disse que Joanna está bem e ficará cada vez melhor.
Ele acrescentou que, assim que ela passar pelo longo processo de recuperação, ela pretende voltar a estudar, possivelmente psicologia, já que ela gostaria de ajudar outras pessoas que enfrentam problemas parecidos.
Maciejewski, que liderou a cirurgia que durou 23 horas, disse que espera que o transplante de 80% da pele em seu rosto vai dar-lhe a capacidade de mastigar, falar ou engolir.
A condição também pode causar problemas ósseos, pressão sobre os nervos espinhais, dor severa, dificuldades de aprendizagem e problemas de visão e audição. Não há cura para ela. Apesar de muitas pessoas terem a condição por herança de um dos pais, até 50% a desenvolve aleatoriamente a partir de uma mutação genética antes de nascer.
Apesar de sua aparência alarmante por ter aspecto de vários pequenos tumores ou de tumores gigantes, eles não são cancerosos ou contagiosos.
De acordo com a especialista em genética, Anand Saggar, o tumor facial não se repete, pois a pele em seu novo rosto possui outros genes.
Em maio, Maciejewski e seus colegas realizaram o primeiro transplante de rosto da Polônia em um homem cujo rosto foi arrancado por uma máquina de obra. Sua recuperação está progredindo. A operação do homem levou 27 horas e foi realizada apenas algumas semanas após o acidente.
O homem teve sua mandíbula, palato e órbitas oculares reconstruídos. O primeiro transplante de rosto inteiro do mundo foi realizado em um agricultor espanhol, em Março de 2010.
Oscar tinha destruído a maior parte do rosto com uma arma durante um acidente de caça e ficou incapaz de respirar, engolir ou falar corretamente.


                                                  Foto: Reprodução / DailyMail
                                                     Fonte:Jornal Ciência

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.