Header Ads

Enigma: Mulher com rara condição descobre após 7 anos por que seu corpo tinha cheiro de peixe com ovo podre

A diretora de empresa, de 44 anos, faz parte de um grupo minúsculo de pessoas no mundo que possuem a doença que faz com que o corpo exale odor de peixe ou ovo podre.

Ao total, foram 7 anos de pesquisas para que os médicos conseguissem diagnosticar a doença. Alguns a deixaram com vergonha e humilhada ao acreditar que seu problema era apenas falta de higiene. Ela comentou aoDailyMail que alguns médicos queriam “dar aula” de como lavar corretamente o corpo.
A doença, chamada de trimetilaminúria (TMAU) ou síndrome do odor de peixe, teve um impacto devastador sobre a sua vida, uma vez que ela se manifestou quando ela estava no auge de sua vida, aos 30 anos.
Apelidada de “Ellie, a fedorenta”, ela era insultada e ridicularizada até mesmo por estranhos. Já chegou a receber sabonetes de presente no escritório. Perdeu as contas das inúmeras vezes que ganhou perfume e spray corporal de pessoas anônimas que deixavam os produtos na caixa do correio.
No começo eu não entendia o que estava errado. Eu sempre tive uma higiene impecável. O cheiro era um completo mistério. Às vezes parecia que meu gato tinha trazido um rato para casa e o deixado apodrecer. Eu, lentamente, percebia que estranhos começam a olhar para mim, segurando os narizes. Eu ouvia pessoas cochichando no escritório sobre mim”, disse James.
Ela prossegue: “Eu chegava em casa do trabalho e, todas as noites, chorava muito. Logo as pessoas começaram a me dar perfumes. No Natal, até sabonete me deram – era completamente humilhante. Uma vez, um motorista de ônibus instalou um dispositivo que liberava perfume no ar e disse que era culpa minha. Era algo que destruía a minha alma. Era muito difícil, uma verdadeira luta sair da cama de manhã
James tomava mais de 5 banhos por dia e esfregava o corpo compulsivamente. Ela já chegou a usar detergente de cozinha para tentar eliminar o odor.
Seu problema é provocado pela falta de uma enzima importante que quebra a trimetilamina, uma substância extremamente fedorenta que é produzida pelo intestino quando alguns alimentos são processados, como: leite, café, carnes em geral, etc.
Após anos de sofrimento, procurou um médico, mas se sentiu humilhada quando ele lhe deu uma aula sobre higiene pessoal. Como resultado, ela ficou mais de 5 anos sem coragem de voltar a um médico, mas finalmente entendeu que algo estava absurdamente errado estava acontecendo e procurou ajuda.
Os testes foram realizados corretamente e finalmente foi diagnosticada com a doença.
Ela foi encaminhada para endocrinologistas para realizaram um plano alimentar. Ela entrou em um programa intenso para tomar altas doses de antibióticos, começou a usar sabonete com pH balanceado, além de tomar poucos banhos por dia, pois o excesso aumenta a liberação do cheiro.
Não existe cura para o problema, mas ela pode tentar contornar a situação constrangedora evitando certos alimentos.
                                               Foto: Reprodução / DailyMail
                                                       Fonte:Jornal Ciência

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.