Header Ads

O terrível caso da mulher com as maiores pernas do mundo

Desde pequena Mandy Sellars, de 38 anos, sofre com uma doença rara que afeta suas pernas, fazendo-as crescerem de forma anormal.
Seu caso sempre foi um enigma para médicos e pesquisadores de todo mundo, e recentemente cientistas da Universidade de Cambridge encontraram um tratamento promissor para a doença.
Sellars chamada de “A mulher das pernas grandes”, já teve que amputar a perna esquerda, após o diagnóstico de septicemia (infecção generalizada). Mesmo assim sua perna continuou a crescer e em três anos já media um metro de circunferência.
É extremamente difícil para Sellars se movimentar, a maior parte do tempo ela passa presa dentro de casa e em viagens utiliza uma cadeira de rodas especialmente reforçada. Médicos esperavam encaixar uma perna protética, mas como seu tronco foi crescendo o resultado não deu certo e até hoje ela ainda é incapaz de andar.
Interessados no caso, cientistas da Universidade de Cambridge ao lado do Dr. Robert Semple, durante o ano passado, mapearam o DNA de Sellars a partir de amostras de sangue e tecidos.
Acreditava-se que ela possuía a rara de síndrome de Proteus - a condição que afetou o famoso Homem Elefante. No entanto, a análise revelou que ela tinha um distúrbio exclusivo. Através desse resultado a equipe do Dr. Semple desenvolveu um medicamento destinado a substituir seu único gene mutante com um gene terapêutico.
"Eu comecei a tomá-lo em setembro e o objetivo era impedir que meus membros crescessem ainda mais. Na verdade, eles começaram a encolher um pouco”, diz Sellars em entrevista ao DailyMail.

Apesar de toda dificuldade durante a sua vida, seus pais a encorajaram a ser independente; ela saiu de casa aos 19 anos e foi estudar Psicologia na Universidade Central de Lancashire, Inglaterra. Ela ainda se voluntariou no RSPCA, uma organização contra a crueldade com animais, mas não conseguiu trabalhar em tempo integral, devido à sua condição de saúde.
Em 2002, Sellars teve um derrame espinhal, que a paralisou por dois meses, no entanto suas pernas continuaram crescendo.
Ela teve sua perna esquerda amputada acima do joelho em 2010, e o membro continuou a crescer também. São muitas dificuldades e o tratamento não tem eficácia comprovada, mas Sellars enfrenta tudo com otimismo.
                                    Foto: Reprodução / Channel 5/Fonte:Jornal Ciência

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.