Header Ads

Conheça Pepe Salgado, o pintor mexicano que descobriu seu talento ao enfrentar um câncer

Em 2007, aos 21 anos, o mexicano Pepe Salgado descobriu que tinha câncer.


Nesse período, o rapaz que havia estudado direito e música, encontrou um passatempo para os momentos de solidão, intercalados pela quimioterapia: a pintura.
“Para ser honesto, eu nunca pensei que poderia pintar. Quando eu tinha entre 8 e 12 anos de idade, eu lembro de passar o tempo desenhando com lápis e papel, mas nada sério. A última vez que eu havia pego em um pincel de pintura, antes de levar isso a sério, foi quando eu tinha uns 5 ou 6 anos de idade”, disse Pepe em entrevista ao Jornal Ciência.

“Quando fiz 21 anos eu enfrentei uma fase difícil na minha vida, eu estava 100% no treinamento de natação, mas eu tive que parar ao descobrir que estava com câncer. Então, eu tinha muito tempo livre, sem poder fazer muitas atividades físicas. Até que, de alguma forma, eu vi uma pintura sobre a Audrey Hepburn em preto e branco e eu pensei que eu poderia fazer algo assim apenas para passar o meu tempo”, contou Pepe, que, ajudado por seus pais, que deram apoio financeiro e suporte nos materiais, começou sua carreira como pintor.
A arte apareceu na minha vida por causa dessa fase difícil. Eu não estaria pintando se eu nunca tivesse enfrentado essa doença na minha vida, então eu sou grato por isso”, disse.
No começo da carreira, Pepe não encontrou facilidades. Por não possuir técnicas avançadas, nem formação clássico ou algum tipo de curso, ele foi descobrindo seu potencial por conta própria, na base da experimentação, acreditando que não é apenas a técnica que faz uma arte valiosa, e sim, sentimento e expressão.

O trabalho do artista é considerado uma mistura de diferentes estilos de arte.
Posso dizer que é uma mistura de realismo, expressionismo fauvista, com toques de espontaneidade. Muitos artistas, assim como eu, tendem a trabalhar riqueza de detalhes e passar muitas horas em uma coisa específica, mas eu também gosto de deixar as coisas com um toque ‘inacabado’.”,descreveu.
O ano de 2014 tem sido bom para Pepe Salgado, que conseguiu exposições solo no México e nos Estados Unidos.
2014 é o ano em que eu decidi fazer as coisas para o meu eu, para trabalhar o meu ego e fazer as coisas que eu gosto de fazer (na pintura). Eu acho que estou apenas no início da minha carreira como artista, mesmo que eu tenha começado há 7 anos. Eu ainda tenho muito a fazer e muito para cresce”, disse.
O artista também conta com um grande apoio de seguidores nas redes sociais, que ajudam a divulgar seu trabalho.
Posso dizer que a mídia social tem sido muito útil para mim, porque eu posso mostrar o que posso fazer para muitas pessoas ao redor do mundo. Mas nos próximos anos, eu gostaria de mostrar minha arte e eles pessoalmente”, confessou o artista, que vem ganhando certa notoriedade por também fazer quadros com uma temática que agrada milhares de fãs na América Latina.
Recentemente, fiz algumas pinturas de personagens do Chespirito, o famoso Chaves. Eu cresci assistindo seus programas e até hoje eu gosto muito deles, é parte da cultura mexicana e latinoamericana”, disse Pepe. “Eu gosto de retratar pessoas que fizeram algo de bom para o mundo, e na minha concepção ele era uma boa pessoa”, disse, referindo-se a Roberto Gómez Bolaños (Chespirito), que faleceu no dia 28 de novembro deste ano.
Pepe pretende estudar arte no exterior, no próximo ano, para aprimorar sua técnica como artista, mas sua aspiração profissional está longe de ser algo voltado ao retorno financeiro. “Minha maior aspiração profissional é chegar a uma fase em que eu possa me sentir livre, sem limitações para expressar minha arte e traduzir com as mãos exatamente o que meu cérebro pensar e meu coração sentir. E, em seguida, poder deixar um legado ao atingir reconhecimento pelo mundo”, contou.
Apesar de ainda não fazer parte dos grandes nomes da pintura mundial, Pepe Salgado possui os elementos básicos para alcançar o sucesso: talento, uma linda história de superação e muita arte pulsando em suas veias. “Para mim a arte é tudo que diz respeito sobre uma maneira bonita de se expressar. É tudo sobre paixão e criação de algo único e irrepetível a partir do zero. É desenvolver uma ideia que nasce dentro de si mesmo e ser capaz de trazê-la para o mundo”, finalizou.
Para conhecer mais sobre o trabalho do artista, visite seu website (www.pepesalgado.com) ou acompanhe-o em suas redes sociais, como o Instagram (pepesalgado_) e o Facebook (facebook.com/pepesalgadoart).



                               Fonte:Jornal Ciência /Fotos: Divulgação

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.