Header Ads

Pesquisadores desenvolveram o “cheiro perfeito”, também chamado de cheiro branco

Você já ouviu falar de ruído branco?
É um som gerado pela combinação de várias frequências simultâneas, de forma a gerar um ruído uníssono, do qual você não consegue distinguir cada frequência isoladamente. Pois bem, os cientistas agora conseguiram criar o “cheiro branco” – uma combinação de dúzias de odores que, combinados, têm um cheiro neutro.
Para criá-lo, eles combinaram, no mesmo nível de intensidade, um grande número de moléculas com vários cheiros diferentes. Odores fortes costumam ter muitos cheiros diferentes, sempre relacionados ou tendo um único odor dominante. Já o “cheiro branco” tem todos os seus componentes nivelados, de maneira que um anula o outro.
A origem dos odores não faz diferença. Uma mistura de 30 cheiros diferentes dará o mesmo resultado que uma mistura de outros 30 cheiros diferentes e sem relação com o primeiro grupo. Os participantes do estudo foram treinados para identificar o Laurax (nome dado ao cheiro branco). Eles foram depois expostos a outras misturas e, quanto mais componentes elas contivessem, mais próximo do Laurax eles classificavam o odor.
O estudo tem uma grande utilidade: por enquanto, os cientistas querem criar um cheiro branco que requer menos componentes, ou um cheiro “puro”. Mas eles pretendem avaliar a possibilidade de usar o cheiro branco para disfarçar outros cheiros – o que poderia nos levar a um novo desodorante.
O ruído branco mencionado acima poderia ser usado para curar problemas auditivos como zumbidos (sons detectados pelo ouvido humano sem uma origem externa), segundo alguns estudos sugerem.
O cheiro branco poderia, talvez, ser usado da mesma forma para tratar pessoas com problemas olfativos.
                   Foto: Reprodução / theatlanticwire.com/Jornal Ciência

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.