Header Ads

A terrível prova de que o Sol acaba com sua pele causando envelhecimento precoce

Este senhor é um caminhoneiro de 69 anos que, durante 28 anos, recebeu mais luz solar diretamente em seu lado esquerdo, resultado em envelhecimento prematuro.
Todos nós sabemos que se expor ao Sol em determinados horários e determinada quantidade de tempo promove envelhecimento precoce e risco de desenvolvimento de câncer de pele.
Uma coisa é saber, outra é ver! A foto mostra como o Sol possui efeitos drásticos em nossa pele. Clinicamente falando, sua condição é classificada como dermatoheliosis unilateral, podendo também ser chamada genericamente de fotoenvelhecimento resultante da exposição crônica aos raios UVA e UVB.
Enquanto dirigia caminhões, seu lado esquerdo sempre era mais vulnerável à exposição solar do que o lado direito. O resultado dessa agressão silenciosa pode ser, claramente, visualizado nas imagens.
O caso foi descoberto e estudado por Jennifer RS Gordon e C. Joaquin Brieva, dermatologistas da Universidade Northwestern e publicado no New England Journal of Medicine:
Um homem de 69 anos apresentou-se com uma história de 25 anos de espessamento, gradual e assintomático, com enrugamento da pele no lado esquerdo do rosto. O exame físico demonstrou hiperceratose com sulco acentuado, múltiplos comedões abertos e áreas de elastose nodular”.
A análise histológica mostrou uma acumulação de material elastolítico na derme. Achados foram consistentes com a síndrome de Favre-Racouchot – pele fotodanificada, também conhecida como dermatoheliosis”.
O paciente relatou que havia sido caminhoneiro de entregas por 28 anos. Raios ultravioletas passavam com facilidade pelo vidro do caminhão, penetrando nas camadas de epiderme e derme. Exposições crônicas ao UVA podem resultar no espessamento da epiderme e estrato córneo, assim como a destruição das fibras elásticas. Este efeito de fotoenvelhecimento por UVA é contrastado com fotocarcinogênese”.
Exposições aos raios UVA e UVB podem causar mutações no DNA que levam ao câncer de pele. Os médicos recomendam que os pacientes usem filtro solar, bem como acompanhamento periódico para evitar aparições de câncer de pele.
Então, quando se expor ao Sol no seu cotidiano ou durante um banho de mar ou piscina, lembre-se da imagem abaixo:

                                                 Foto: Reprodução/New England Journal of Medicine
                                                            Fonte:Jornal Ciencia

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.