Header Ads

Meia-idade: conheça comidas aliadas para prevenir doenças

Os superalimentos fáceis de incorporar ao cardápio do dia-a-dia são cheios de benefícios para quem está chegando à meia-idade

Vários alimentos já passaram pelo hype e ganharam o rótulo de "supercomidas", mas geralmente é mais fácil aprender a pronunciar os nomes esquisitos do que de fato incorporá-los à dieta do dia-a-dia.



Porém, na meia-idade as necessidades nutricionais são bem específicas e as preocupações com a saúde aumentam. Alguns problemas podem ser combatidos facilmente, incorporando aliados comestíveis à rotina.

O Huffington Post listou alguns alimentos que ajudam a batalhar contra o envelhecimento precoce (e, de quebra, são deliciosos).




Leite de amêndoas

Um risco comum associado à chegada da idade é osteoporose. Uma a cada duas mulheres e um em cada quatro homens sofrerão uma fratura relacionada a doenças ósseas, segundo o National Institute of Health do Reino Unido. Há três maneiras conhecidas para manter seus ossos fortes: exercícios, bastante vitamina D e muito cálcio.

A boa notícia é que, se você é intolerante a lactose ou só gosta de leite nos cereais, o leite de amêndoa é uma ótima opção. Uma porção da maioria dos leites de amêndoa sem açúcar tem menos calorias e é abundante em cálcio. Além disso, também fornecem uma boa dose de vitamina D.

Além de ser delicioso em smoothies e shakes, tente usá-lo nas receitas que pedem leite - ele fica ótimo no pudim de pão.

Peixe

Se você não está semicerrando os olhos para ler este texto, pode se considerar um sortudo. O risco de catarata e degeneração macular aumenta com o passar dos anos, então fique de olho na dieta para evitar os problemas.

Peixes, particularmente o salmão, são ricos em Omega-3, que são conhecidos como amigos da saúde do coração, diminuindo o colesterol e também cuidando da artrite. Mas você talvez não saiba que o salmão também é uma supercomida quando se trata da sua visão. Ele é cheio de niacina, que pode cortar o risco de desenvolver catarata. Um estudo mostrou uma redução significativa no risco de degeneração com apenas uma porção de peixe por semana.

Melancia

Em algum momento, quase todo mundo vai perceber uma diminuição na libido conforme envelhece. E embora morangos com champanhe e uma porção de ostras sejam muito mais usados na hora de esquentar o clima no quarto, quem realmente ajuda não é tão sensual assim.
Pesquisadores da universidade Texas A&M, nos Estados Unidos, descobriram que vários nutrientes encontrados na melancia, inclusive a citrulina, que o corpo converte em arginina, são bons para sua libido.

A arginina impulsiona o óxido nítrico, que relaxa os vasos sanguíneos, o mesmo efeito básico do Viagra, para tratar disfunção erétil e talvez até previni-la. Além disso, tem pouquinhas calorias.

Banana

O risco de pressão alta também cresce com a chegada da idade - mas, ao contrário do senso comum, dá para fazer mais a respeito disso do que simplesmente tomar cuidado com o sal. Por exemplo, aumentar o consumo de potássio, mineral que ajuda o corpo a regular o sódio. Estudos mostram que comer alimentos ricos nele podem surtir os mesmos efeitos que tomar suplementos, então inclua uma banana no lanche da tarde



Ameixa seca

Sim, é uma comida quase esteriotípica de pessoas mais velhas. E tem razão de ser. Com o envelhecimento, fica mais difícil emagrecer, mesmo se alimentando muito bem e fazendo exercícios regularmente: os pneuzinhos são teimosos!


É aí que a ameixa seca funciona como aliada, porque um pouquinho de fibra pode fazer um grande efeito. E faz. Um estudo britânico descobriu que a fruta pode ajudar com a perda de peso e deixa uma sensação de saciedade por mais tempo. Quem comia cerca de 100 gramas de ameixas secas diariamente emagreceu e perdeu mais centímetros na região da cintura do que aqueles que simplesmente escolheram lanches saudáveis. Além disso, com 7 gramas de fibras nessa porção, também ajudam a atingir o consumo recomendável do nutriente (que é de 25 a 38 gramas por dia).

                                                              Foto: Shutterstock
                                                                        Fonte:Terra


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.