Acabou o mistério! Cratera na Rússia foi causada pelo gás metano
Você se lembra da cratera misteriosa que apareceu no “fim do mundo”, na Rússia? O mistério sobre o que causou o enorme buraco parece ter chegado ao fim: cientistas chegaram à conclusão de que ela foi resultado de uma explosão do gás metano.
Um artigo publicado na revista Nature explica que um degelo lento e constante na região da cratera pode ter causado uma explosão de gás metano. De acordo com o arqueólogo do Centro Científico de Estudos do Ártico em Salekhard Andrei Plekhanov, o ar dentro da cratera tinha uma concentração alta de metano, acima de 9,6%, sendo que o normal seria de apenas 0.000179%.
O motivo mais aceito pelos pesquisadores para esse aumento anormal dos níveis de metano é o aquecimento global. A cidade em que a cratera apareceu, Yamal, teve dois verões atípicos em 2012 e 2013, com temperaturas acima da média. Como as temperaturas subiram, o gelo permanente pode ter derretido e liberado o metano que estava preso no chão próximo ao buraco.
As duas outras crateras que apareceram na Rússia ainda não foram suficientemente analisadas para que pesquisadores chegassem a alguma conclusão, mas é provável que o cenário em que elas surgiram seja bastante parecido.
Cientistas acreditam que a cratera surgiu por causa do degelo que liberou o gás metano do soloReprodução/YouTube Fonte:R7
Post a Comment