Header Ads

Assista o momento em que cientista submerge a mão em “gelo quente” e cristaliza seus dedos como “sorvete”

Um cientista da Universidade de Toronto, no Canadá, é filmado colocando a mão em um pote de ‘gelo quente’ (acetato de sódio), tendo um efeito químico de cristalização em torno de seus dedos.


Em questão de segundos, os dedos do homem são revestidos por uma espessa camada de “gelo”. Mas, ao contrário do que parece, ele não é gelado. O cientista explica que a temperatura do composto é como a de um banho quente.
A consistência do bloco de gelo preso à sua mão não é sólida como parece. O cientista diz que ela tem a textura de um sorvete.
Explicando o processo em seu canal no YouTube, NurdRage, o cientista, que não gosta de divulgar seu nome, disse: "Isso funciona porque a substância não é ‘gelo’ comum feito com água, mas uma substância diferente tri-hidratada, chamada acetato de sódio”.
Normalmente, o acetato de sódio sólido é fundido em um líquido que foi arrefecido abaixo do seu ponto de fusão. Neste estado, adicionando resíduos de nucleação, como os cristais ao meu lado, rapidamente faz o resto do acetato de sódio cristalizar”, explicou no vídeo, que já foi assistido por quase 3 milhões de internautas.

‘Gelo quente’ é criado usando acetato de sódio, que é um sal sintetizado a partir da reação entre o bicarbonato de sódio e ácido acético, ou vinagre.
Durante as reações, o acetato de sódio parece congelar como "gelo", pois a solução fria se transforma de líquido para sólido. Este processo é exotérmico, o que significa que a estrutura sólida é quente ao toque.
As soluções de acetato de sódio são usadas em certos tipos de aquecedores de mão e outras aplicações industriais. Confiram o vídeo:



                                                Foto: Reprodução / DailyMail
                                                     Fonte:Jornal Ciência

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.