EUA considera rosto humano um órgão, facilitando o processo burocrático para transplantes
O rosto humano agora é considerado oficialmente um órgão.
De acordo com o site científicoSomatosphere, as agências Organ Procurement and Transplant Netword e a United Networw for Organ Sharing, responsáveis por fiscalizar o sistema de transplante nos EUA, definiram o rosto humano como Enxerto Compósito Vascularizado, ou órgão VCA.
Bom, pelo menos de acordo com uma mudança na política de saúde federal dos Estados Unidos que entrou em vigor no mês passado. A mudança codifica rostos como transplantáveis, o que pode tornar o processo mais fácil de realizar do ponto de vista burocrático.
O primeiro transplante facial nos Estados Unidos ocorreu há apenas três anos com o texano Dallas Wiens.
Isso se refere aos vários tipos de tecidos que acompanham um transplante, tais como a pele, o músculo, os vasos sanguíneos, e os nervos. Esses transplantes são complicados e exigem geralmente pacientes que estejam sob o efeito de drogas imunossupressoras para que o corpo possa aceitar o novo tecido transplantado.
Referindo-se à lei, o Somatosphere disse que as alterações na lei nacional de transplantes e a redefinição de um órgão para incluir VCAs significa que o rosto como transplante agora tem um status ontológico bastante peculiar. Nunca é apenas um rosto; é apenas um órgão, uma vez que é removido a partir do doador e transplantado para o receptor, voltando a ser um rosto. Como um VCA, o rosto ultrapassa a área imediata da face, incluindo veias, nervos e tecido extra que ajudariam resultados operatórias.
Um estudo de 2011 estabeleceu que o "rosto humano é um órgão altamente especializado para receber as informações sensoriais do ambiente e para a sua transmissão dessas informações para o cérebro”.
Com a mudança, o rosto entrará na lista de órgãos disponíveis para transplantes, o que vai tornar mais rápido cirurgias para pessoas que, por algum motivo, perderam a face total ou parcialmente.
Foto: Reprodução / CBSNews / CNN
Fonte:Jornal Ciência
Post a Comment