Header Ads

Ovário Policístico

O que é Síndrome do Ovário Policístico (SOP)?

O problema está relacionado ao aumento da produção de hormônios masculinos, principalmente testosterona, devido a uma disfunção da glândula hipófise, localizada no cérebro. Isso resulta na falta de ovulação, por isso as mulheres com a síndrome menstruam de forma irregular ou não menstruam e têm dificuldade de engravidar.
Foto: Getty Images

Quais são os sintomas?

Para caracterizar SOP, além de vários cistos na periferia do ovário, a mulher apresenta menstruação irregular ou a falta dela, pele oleosa e acne, ganho de peso, hirsutismo (pelos grossos pelo corpo, principalmente no rosto) e dificuldade de engravidar, chegando até a infertilidade.
Foto: Getty Images

Qual a diferença entre cisto no ovário e síndrome do ovário policístico?

O cisto no ovário pode ser de água ou sangue, indicar endometriose ou ser canceroso. Já os ovários policísticos são caracterizados por pequenos cistos, com líquido em seu interior, e acontecem por alterações hormonais.

É bom esclarecer, no entanto, que muitas mulheres apresentam cistos no ovário e isso não significa que ela possua a SOP. É comum a presença de múltiplos folículos ou pequenos cistos nos ovários, fato que ocorre em ¼ das mulheres normais, e não traz problemas à saúde.
Foto: Getty Images

Quais as causas da SOP?

Ainda não se sabe quais os fatores que desencadeiam a doença. Existe uma corrente que estuda a possibilidade de que algumas mulheres apresentem uma tendência genética que leva ao desenvolvimento da síndrome, mas ainda não foi comprovada.
Foto: Getty Images

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico do ovário policístico é feito por meio de exame clínico, para a identificação dos sintomas clínicos, como acne, irregularidade menstrual, aumento de pelos no corpo, sobrepeso ou obesidade; exames laboratoriais, para medir alteração das dosagens de hormônios como o hormônio luteinizante (LH) e a testosterona; e ultrassom dos ovários.
Foto: Getty Images

Existe relação com diabetes?

A SOP está relacionada com a resistência à insulina, quando o corpo não consegue a insulina produzida, principal característica da síndrome metabólica. Esse quadro descompensa o sistema hormonal fazendo com que os ovários funcionem de forma errada, o que resulta na SOP. A síndrome metabólica aumenta o risco de problemas cardiovasculares e do desenvolvimento de diabetes e hipertensão arterial. Mas não são todas as mulheres com SOP que apresentam resistência à insulina.
Foto: Getty Images

Como é feito o tratamento dos ovários policísticos?

O tratamento é relativamente simples, pois é feito basicamente com medicações hormonais, para diminuir a produção de hormônio masculino no sangue, como anticoncepcionais ou drogas mais específicas indicadas pelo médico. 

O procedimento cirúrgico é reservado apenas às mulheres que não respondem ao uso de medicamentos. Nestes casos, a cirurgia é chamada "drilling ovariano” e consiste em realizar, através da vídeolaparoscopia, vários "furinhos" no ovário a fim de melhorar a resposta hormonal ovariana.

Exercícios físicos e alimentação balanceada podem ser grandes aliados no tratamento da SOP, principalmente quando ela está associada ao excesso de peso e à síndrome metabólica. Dessa maneira, evitar gorduras e açúcares, além de deixar o sedentarismo de lado pode encurtar o caminho para a mulher recuperar a fertilidade.
Foto: Getty Images

Posso continuar tomando meu anticoncepcional que estou já acostumada?

Não, deve-se evitar a automedicação. É essencial consultar um ginecologista para um diagnóstico preciso e a definição do melhor tratamento. Além disso, este tratamento poderá envolver um endocrinologista para ajudar no controle não só do problema ovariano, mas também de outras alterações resultantes da SOP, como a obesidade. Um dermatologista também pode ser de grande ajuda para tratar as alterações da pele, o que ajuda a melhorar a autoestima da mulher.
Foto: Getty Images

É possível engravidar?

Sim. Para isso o médico pode indicar medicação para induzir a ovulação, já que a mulher com a síndrome tem dificuldade de ovular.
Foto: Getty Images

Como posso melhorar o aspecto da pele acometida pela acne?

O uso de sabonetes específicos para pele oleosa e acneica nessa situação é adjuvante no asseio, sem efeitos terapêuticos. Sua função é controlar a população de bactérias, dar um discreto efeito ceratolítico (descamativo) e reduzir a secreção sebácea temporariamente.
Foto: Getty Images

Como evitar marcas no rosto decorrentes da acne?

Uma grande dica é nunca "espremer" as lesões, pelo risco de piorar o quadro ou desencadear marcas permanentes.

Os produtos tópicos têm o mesmo efeito clínico dos indicados por pessoas sem problemas hormonais, mas com acne (a chamada acne vulgar, ou seja, sem causa secundária). Na maioria das vezes, usam-se os derivados do ácido retinoico (como tretinoína, adapaleno ou isotretinoína), associados a agentes antimicrobianos não-antibióticos (como é o caso do peróxido de benzoíla ou ácido azelaico). Mas, cuidado, o melhor tipo de tratamento deve ser indicado por um dermatologista.
Foto: Getty Images

Eu já tenho marcas causadas pela acne. O que fazer?

O tratamento pode ser feito desde o uso de cremes diários e noturnos (como os derivados de ácido retinoico), passando pelos peelings químicos e o laser, até chegar à cirurgia, como a dermoabrasão, que nada mais é que o lixamento da pele. Em alguns casos, cirurgias que removem cicatrizes ou uso de preenchedores estéticos, por exemplo, o ácido hialurônico, também podem ser usados - sempre sob prescrição médica.
Foto: Getty Images
saude.terra

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.