Header Ads

Cientistas descobrem transmissor de vírus que infectou apenas duas pessoas

Pesquisadores provaram que carrapatos são responsáveis por doença vista pela primeira - e até agora única - vez nos Estados Unidos em 2009


Três anos depois de um vírus misterioso infectar dois fazendeiros americanos, cientistas conseguiram traçar sua origem pela primeira vez e descobriram que carrapatos são os principais responsáveis pela transmissão da doença. O vírus foi descoberto em 2009 em dois homens do Estado americano do Missouri: as duas únicas pessoas infectadas de que se tem registro. Os pesquisadores alertam que a área ainda apresenta risco de infecção, e humanos devem tomar cuidado. O estudo foi publicado na edição desta segunda-feira do American Journal of Tropical Medicine and Hygiene.
O novo vírus, chamado HRTV, causa febre, dor de cabeça e níveis baixos de glóbulos brancos e plaquetas no sangue. Os dois homens infectados em 2009 viviam na mesma região - à distância de pouco mais de 100 quilômetros - e ficaram com a saúde frágil, requerendo hospitalização. Eles melhoraram depois de os médicos descobrirem o que os afetava: até então, uma infecção bacteriana era tida como responsável pela doença, mas o tratamento com antibióticos não produzia efeito. Após a recuperação dos fazendeiros, nenhum outro caso do vírus foi registrado.
Especialistas antecipam, porém, que mais pessoas podem ser infectadas. O Departamento de Saúde do Missouri está trabalhando com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) para identificar novos casos e determinar a ameaça desse novo vírus aos humanos.
"Dez amostras de carrapatos deram positivo para o vírus, e nove delas foram coletadas da propriedade de um dos pacientes, enquanto a outra veio de terras ao redor", afirmou o entomologista do CDC Harry M. Savage, principal autor do estudo. "Há forte evidência de que o vírus está resistindo a cada temporada em populações de carrapatos e que esses parasitas têm um papel importante na transmissão da doença."
Ainda não há tratamento para o HRTV. Ao contrário de outras doenças como Lyme, erliquiose e febre maculosa - patologias transmitidas através da picada de carrapatos -, o HRTV é um vírus e, assim, não responde a tratamento com antibióticos.
noticias.terra

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.