Header Ads

Papa incentiva jovens a saírem às ruas: 'Jesus não ficou no casulo'

Ele disse que os jovens devem superar a apatia e dar respostas às inquietações sociais e políticas

Papa participa da Adoração do Santíssimo durante a vigília em Copacabana
Foto: Reprodução
O papa Francisco deu início, na noite deste sábado, à vigília que marca a parte final da Jornada Mundial da Juventude, para um público estimado em 3 milhões de pessoas, segundo a prefeitura do Rio de Janeiro. Na cerimônia, que contou com a participação do cantor Luan Santana e do ator Tony Ramos, jovens deram testemunhos relativos à influência da fé na vida deles. Em seu discurso, o Papa fez referência a manifestações que acontecem em todo o mundo por melhorias na sociedade.Francisco conclamou os jovens a serem protagonistas na construção de um mundo melhor. Ressaltou que todos devem sair às ruas para buscar melhorias, e lembrou que Jesus Cristo não ficou em um "casulo". "Não permitam que outros sejam protagonistas da mudança. Vocês têm na mão o futuro. Ele vai chegar pelas mãos de vocês. Continuem superando a apatia, dando uma resposta cristã à inquietações sociais e políticas. Se envolvam num trabalho para um mundo melhor. Se metam, saiam para a vida, saiam às ruas. Jesus não ficou preso em um casulo", declarou.Ele ainda citou a mudança de local do evento, que aconteceria em Guaratiba, no chamado Campo da Fé. Devido às chuvas que tornaram o lugar um verdadeiro lamaçal, a vigília foi transferida para Copacabana. "Temos que aprender com o que aconteceu nos últimos dias. Especificamente com o cancelamento deste evento no Campo da Fé devido às chuvas. Será que o Senhor não quer dizer que o campo verdadeiro da fé não é um lugar geográfico, e nós mesmos?", afirmou.
Discursando em espanhol, o Papa utilizou muitas metáforas futebolísticas, ao afirmar que os jovens devem sempre praticar a fé, não se furtando a conversar com Jesus Cristo. "Vocês gostam de esportes. O futebol é paixão nacional aqui, como em vários países. O que faz um jogador? Tem que treinar, e muito. Assim é na nossa vida, como discípulos do Senhor. Jesus nos oferece algo muito maior do que a Copa do Mundo, uma vida fecunda, uma vida feliz. Uma vida com ele. Porém, ele pede que paguemos ingresso. E esse ingresso é esse treinamento para que possamos enfrentar todas as atribulações da vida, dando testemunhos de fé", observou.
"Permitam que o Espírito Santo fale aos nossos corações. Conversar com Jesus, falar com ele, isso é treinamento. Se cometerem um erro, não importa, o importante é conversar com ele, treinando nesse diálogo com Jesus. Não tenham medo de conversar com Jesus", comentou.
O cenário do evento foi formado por uma réplica de uma capela, que montada por jovens, logo no início da cerimônia. O ato indica que os jovens podem construir uma igreja, calcada em elementos de fé e religiosidade. O ator Tony Ramos abriu a cerimônia, convocando os jovens que estavam no local a encontrar o "poder da fé".
"É tempo de olhar para o próximo com generosidade. Como cada gota de água forma o oceano, cada um de nós somos parte de algo único. E o que nos une é o amor, o único sentimento capaz de combater todos os males do mundo", afirmou o ator.
Em seguida, vários jovens deram testemunhos de fé. Carlos Lins, paroquiano da Igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, relatou já ter sido viciado em drogas, o que o levou a cometer roubos e se afastar da família. Recuperado, ele se tornou um dos organizadores desta edição da Jornada Mundial da Juventude. O cantor Luan Santana interpretou a "Oração de São Francisco".
noticias.terra

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.