Header Ads

SP: aumento de R$ 0,20 na passagem foi só gota d'água dos protestos, avaliam especialistas

Manifestações revelam insatisfações da população em relação a diversos problemas sociais



Policial faz disparo contra manifestantes na rua Maria Antônia com a Consolação no 4º dia de manifestoEstadão Conteúdo

Desde o início do mês de junho, protestos contra o aumento da tarifa do transporte público em São Paulo passaram a tomar importantes ruas da capital paulista. Indignadas com o acréscimo de R$ 0,20 ao preço da passagem de ônibus e metrô, milhares de pessoas se organizaram pela internet e ocuparam a cidade. Dessa vez, de forma real. No entanto, além dos centavos de aumento – que, como indicam especialistas fazem muita diferença para a grande maioria da população –outras insatisfações da sociedade vêm à tona.
Para Lúcio Flávio Rodrigues e Almeida, coordenador do núcleo de estudos de ideologia e lutas sociais da PUC-SP, a questão das passagens é apenas uma parte de algo maior.
- As pessoas estão falando de problemas que estão se acumulando durante muito tempo. A questão das passagens é uma parte de uma questão muito mais ampla que abrange o urbanismo e o modo de vida urbana no Brasil, a começar pelo transporte público. Digamos que há um vandalismo sócio-político muito grande que governa a cidade e o país há cerca de mais de meio século.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.